Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ProUni aumenta vagas para Medicina e Direito em 2024

O ProUni abre inscrições com mais vagas para Direito e Medicina. Saiba o critério de inscrição e entenda comprovação de renda.

Em recente edital publicado, o Programa Universidade para Todos (ProUni) divulgou um aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina. Sendo assim, o ProUni é um programa do governo federal voltado para estudantes brasileiros sem graduação.

Desse modo, oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, especialmente para aqueles com baixa renda familiar. Especificamente, o edital refere-se ao primeiro ofertas de 2024. Ademais, a seleção foi publicada em 17 de janeiro. Dessa maneira, o objetivo do aumento é acomodar mais bolsistas do ProUni na oferta de vagas desses dois cursos em todas as partes do país.

Inscrições ProUni 2024

Miniaturas de um capelo de formatura e um diploma sobre uma página de calendário.
Imagem: William Potter / shutterstock.com

Estão abertas as inscrições para o ProUni de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Haverá duas chamadas para divulgação dos resultados, sendo elas no dia 6 e 27 de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Educação, a consulta detalhada das informações sobre as bolsas, como curso, turno, instituição e local de oferta, estará disponível na página do ProUni a partir de 19 de janeiro. Assim, a bolsa de estudo integral se destina a brasileiros sem diploma de curso superior. Dentre os critérios para participar, inclui-se ter participado do Enem em 2022 ou 2023.

Ademais, ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, não ter tirado zero na prova de redação e não ter participado do exame como treineiro. Outros requisitos englobam ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino, ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em instituição privada.

Renda familiar

A inscrição no programa ProUni também requer a comprovação da renda familiar do estudante. Para a bolsa integral, a renda familiar mensal não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, a renda familiar deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Veja também:

Comunicado da Receita Federal decepciona MEIs; entenda

Os estudantes selecionados devem apresentar comprovantes de renda no ato da inscrição e da matrícula na instituição de ensino superior. No caso dos candidatos que são professores da rede pública, não há exigência do critério de renda.

Imagem: rafapress / shutterstock