Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prova de vida do INSS: confira o passo a passo detalhado

A prova de vida do INSS é uma obrigação de todos os contemplados. Sendo assim, nós preparamos um passo a passo detalhado para te ajudar.

Os beneficiários de aposentadoria e pensão do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam realizar anualmente a prova de vida, devendo comparecer à instituição ou realizar o procedimento online.

Na prática, isso garante a regularidade dos pagamentos, previne fraudes e certifica que os beneficiários estejam vivos e aptos a receber seus benefícios. Tendo em vista que a prova de vida do INSS é indispensável, nós preparamos um passo a passo detalhado para que você a faça sem dificuldades.

Como fazer a prova de vida online

Casal de idosos sentado em frente a um computador lendo com atenção um documento em papel.

Há alguns anos, o INSS dispões de inúmeras ferramentas em seu site e no aplicativo Meu INSS. Além da página web, que é possível acessar tanto em sistema operacional Android quanto em iOS.

Antes de mais nada, você precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ter uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Desse modo, o INSS conseguirá fazer a sua identificação na prova de vida. Ademais, veja o passo a passo detalhado:

  1. Após o login no aplicativo, vá para a tela inicial e clique em “Serviços”;
  2. Em seguida, escolha “Prova de vida”;
  3. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a opção “Prova de vida pendente”;
  4. Ao visualizar a tela de “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  5. Neste ponto, a pataforma te conduzirá ao reconhecimento facial;
  6. Após concluí-lo com sucesso, clique em “OK”;
  7. Feito isso, o status que antes era “Pendente” na tela das autorizações, agora está “Autorizado”;
  8. Acompanhe o status da sua Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Outras maneiras de fazer a comprovação de vida

O INSS possui um sistema inteligente em que há um cruzamento de dados. Se, por exemplo, você votar nas eleições, o instituto vai conseguir identificar a sua comprovação. Outras ações como se vacinar e atualizar o registro no Cadastro Único (CadÚnico) também são relevantes nesse caso.

Veja também:

O que é o IOF no cartão de crédito?

Além disso, para aqueles que são poucos familiarizados com os meios digitais, há duas opções relevantes. A primeira, é entrar em contato com a Central do INSS que atende pelo número 135 e pedir orientações. Por fim, outra opção é adotar o método tradicional, indo pessoalmente em uma agência credenciada.

Imagem: fizkes / shutterstock.com