Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PT quer criar novo imposto para os brasileiros

Durante os últimos meses, a segurança dos brasileiros tem sido um ponto de extrema importância. Principalmente quando se trata dos últimos ataques em escolas e outros atos criminosos feitos por pessoas com posse de armas de fogo.

Levando isso em consideração, os deputados do PT estão idealizando um novo Imposto Sobre Propriedade de Armas de Fogo (Ipaf). Contudo, a nova taxação teria o objetivo de reforçar a segurança nas escolas.

Mais detalhes sobre o Imposto Sobre Propriedade de Armas de Fogo

De acordo com as informações obtidas pelo jornal Folha de São Paulo, o novo tributo projetado pelo PT seria instituído para pagamento anual pelos contribuintes que possuem o porte de arma legal.

Contudo, a medida não visa proibir a posse legal de armas dentro do Brasil, mas, sim, reforçar a segurança pública de modo geral para que crimes semelhantes não voltem a acontecer.

Além disso, a medida idealizada por deputados do PT prevê que o tributo cobrado sobre a posse legal de armas seja de 20%. Criando, assim, um novo fundo que auxiliará no combate a violência e crimes envolvendo armas de fogo.

Deputado do PT comenta sobre a proposta

O deputado federal, Alencar Santana, reforçou a ideia do imposto ao realizar uma comparação com a posse de um veículo. Veja abaixo o que foi dito:

“A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem. Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país”.

O deputado do PT ainda confirmou que após a finalização dos detalhes do projeto, será solicitada urgência na votação do projeto para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados