Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais as coberturas dos principais seguros de Pix do Brasil?

Poucos bancos do país oferecem seguros para problemas relacionados às transações realizadas via Pix. Veja quais!

Apesar da popularização do Pix entre os brasileiros, as instituições financeiras ainda não oferecem um tipo de seguro destinado especificamente para esse tipo de transação para os casos de perda ou roubo de celular. 

Atualmente, apenas dois bancos oferecem esse tipo de serviço e uma fintech tem atuado no desenvolvimento de um seguro para o sistema de transferência instantânea. Ainda assim, o sistema já existente apresenta algumas falhas no quesito segurança. 

Hoje, como o Pix é um dos meios de pagamentos mais usados no país, seria necessário um aumento de seguros específicos para evitar que os consumidores tivessem prejuízos em situações indevidas. 

Seguros para Pix no Brasil

O único banco do país que oferece o seguro para Pix em caso de roubo é o Bradesco, com o Seguro Proteção Digital.

O plano garante que as transações realizadas após perda, roubo ou coação são cobertas pelo serviço. Contudo, vale destacar que o o seguro funciona apenas para as movimentações feitas pelo aplicativo do celular, operações por computadores ou caixas eletrônicos não entram no serviço. 

O Santander também conta com uma opção de seguro, mas apenas para compras efetuadas via Pix e dentro de um prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria. 

Os valores de contratação do seguro variam de acordo com o banco, bem como o limite de cobertura dos planos. 

Atualmente, o BTG Pactual também oferece o Seguro Pix, contudo, o recurso apenas cobre as movimentações financeiras que ocorrem em situações como extorsão, ameaça ou sequestro.

Nubank deve lançar seguro para Pix em breve

Como citado anteriormente, uma fintech tem desenvolvido um seguro para o Pix: o Nubank. Segundo informações divulgadas, o serviço ainda está em fase de testes e por isso ainda não foi lançado oficialmente. 

Porém, quando estiver disponível, o seguro cobrirá as transações indevidas nas primeiras 24h depois do roubo ou ameaça, além do valor do smartphone. 

Até o momento desta publicação, a data de lançamento do novo seguro do Nubank ainda não foi divulgada pela instituição financeira. 

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com