Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais bancos oferecem cartões para menores de idade?

Atualmente, diversas instituições financeiras oferecem cartões para menores de idade com diferentes condições. Saiba mais!

Com a digitalização do setor financeiro e as mudanças em como a sociedade lida com as finanças, o tema do acesso a cartões bancários por menores de idade está em destaque. Muito se discute sobre a capacidade desses jovens em gerir suas próprias contas, os riscos dessa prática, as implicações legais e os cuidados necessários para evitar problemas.

Nesse contexto, bancos que oferecem contas digitais destinadas a menores de 18 anos estão permitindo que esses jovens obtenham um cartão de débito. Assim sendo, podem adquirir experiência com transações financeiras.

Quais são as opções de cartões para menores de idade disponíveis no mercado?

Existem várias opções de cartões voltados para menores de idade disponíveis no mercado, sendo alguns deles: 

Sendo assim, todos eles possuem características próprias e que visam facilitar a gestão financeira dos menores e a supervisão dos responsáveis. Em alguns casos, as contas permitem a concessão de cartões adicionais. 

Diversos cartões empilhados em cima de um teclado.
Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com

Como é a regulação deste tipo de cartões?

De maneira geral, as compras são limitadas pelo saldo disponível na conta, evitando o acúmulo de dívidas. Com relação ao cartão de crédito, a regra geral é de não concessão, pois menores de idade não possuem capacidade legal para celebrar contratos financeiros. 

Porém, com a supervisão dos pais ou responsáveis legais, alguns bancos oferecem cartões de crédito vinculados ao cartão do responsável, permitindo que os menores acessem fundos e realizem transações financeiras.

Vantagens e desvantagens 

Uma das principais vantagens é a oportunidade de ensinar os menores sobre o uso responsável do dinheiro. Isso proporciona aos menores a chance de aprender sobre limites de gastos, acompanhar transações e controlar despesas. 

No entanto, o acesso ao cartão bancário por menores de idade também traz alguns desafios, incluindo a necessidade de supervisão e orientação adequada para evitar o uso impróprio.