Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais documentos servem como comprovante de renda?

Saiba mais nesta semana sobre quais são os documentos que um trabalhador pode utilizar como comprovante de renda.

Em diversas situações, as pessoas precisam mostrar para terceiros quais são os seus rendimentos por mês. Dessa forma, o comprovante de renda é a confirmação necessária para isso, seja essa renda fixa ou variável.

Logo, o que parece algo simples pode se tornar uma tarefa difícil, principalmente aos trabalhadores que desempenham suas funções por conta própria . Portanto, saiba quais são os documentos que servem para provar a renda mensal na sequência.

Documentos utilizados como comprovante de renda: quais são eles?

Documentos que comprovam renda de MEI
Imagem: soranat7 / Shutterstock.com

Confira abaixo os documentos que os trabalhadores podem utilizar como comprovante de renda quando necessário.

  • Carteira de Trabalho: nela está presente o registro do valor do seu salário.
  • Holerite ou contracheque: consta o salário bruto e líquido. No entanto, é necessário apresentar documentos dos últimos três meses para sua utilização.
  • Extrato Bancário: Opção válida para trabalhadores autônomos e profissionais liberais.
  • DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física): Também serve como comprovante de renda porque, nele, há o registro de todos os rendimentos anuais e dos bens da pessoa.
  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos): elaborada por um contador, requer para isso a apresentação de outros documentos, como recibos de aluguéis e a declaração do imposto de renda.
  • DASN-SIMEI: serve para os microempreendedores individuais (MEIs). A Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN) pode ser utilizada como comprovante de renda, atestando a receita bruta anual do empreendimento referente ao ano anterior.

Qual é a importância do comprovante?

O comprovante de renda é essencial para uma série de ocasiões do cotidiano, desde contratar serviços financeiros como um cartão de crédito ou solicitar um financiamento imobiliário, até mesmo para alugar um imóvel. A comprovação de renda também é exigida para provar ter direito a uma vaga na universidade pelo ProUni ou pelo sistema de cotas, por exemplo.

Veja também:

4 rituais para ter prosperidade em 2024

Para as instituições financeiras, esse documento serve para avaliar a capacidade de pagamento do cliente. Ou seja, se ele poderá arcar com todos os compromissos financeiros assumidos sem maiores problemas.

Imagem: soranat7 / Shutterstock.com