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Quais foram os indicadores da Magazine Luiza no 2T21?

Avalie os resultados mais recentes da companhia e seu histórico.

Quais foram os indicadores da Magazine Luiza no 2T21? Primeiramente, a Magazine Luiza é uma plataforma digital de varejo, fundada em 1957 no interior de São Paulo.

Dito isso, no ano passado a empresa consolidou seu market share em 27% do e-commercer nacional, possibilitando uma posição em caixa maior e aquisições de outras companhias.

Desta forma, a empresa alcançou o número de 1.339 lojas física, em 21 estados do Brasil, com a maior parte delas sendo localizadas no Sul e Sudeste.

Indicadores da Magazine Luiza

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Dito isso, falaremos brevemente sobre alguns indicadores, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 26/08/2021. Por fim, usaremos as ações ordinárias da Magazine Luiza como base de análise, sendo seu código na B3 MGLU3.

Quais foram os indicadores da Magazine Luiza

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela análise da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo gera retornos.

Nesse sentido, as vendas totais da Magazine Luiza cresceram 60% no 2T21, totalizando R$ 13,7 bilhões, com um aumento de 46% somente no e-commerce. Dito isso, as vendas nas lojas físicas também aumentaram, tomando proveito da reabertura ocorridas em diversas cidades.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela companhia.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resume o lucro líquido.

Desta forma, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Nesse sentido, a Magazine Luiza teve um lucro líquido de R$ 95,5 milhões no 2T21, demonstrando uma recuperação do prejuízo ocorrido no 2T20.

Margem líquida

Por sua vez, a margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior o indicador, maior a eficiência da operação da empresa, pois uma maior parte do que foi obtido se tornou lucro.

Dito isso, a margem líquida da Magazine Luiza foi de 1,1% nesse trimestre, com a margem do semestre sendo de 2,1%.

EBITDA

De antemão, podemos afirmar que o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa.

Desta forma, o EBITDA da Magazine Luiza no 2T21 foi de R$ 465 milhões, indicando um aumento de 223,6% na comparação com o 2T20.

Margem EBITDA

Em resumo, a Margem EBITDA caracteriza a capacidade operacional de caixa das empresas, ou seja, representa a aptidão da companhia em gerir recursos mediante as atividades operacionais. Além disso, o indicador não considera os impostos e os efeitos financeiros.

Dessa forma, a Margem EBITDA é calculada a partir da divisão do EBITDA pela receita líquida multiplicada por 100, para aparecer em forma de porcentagem. Nesse sentido, empresas endividadas não devem ser analisadas somente por meio desse indicador, uma vez que os proventos de juros são retirados desse cálculo.

De forma análoga ao EBITDA, a margem EBITDA da Magazine Luiza também teve um crescimento significativo comparando os segundos trimestres. Nesse sentido, apesar de não ter dobrado, o indicador subiu 2,6 p.p., alcançado o patamar de 5,2% no 2T21.

ROE

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Desta forma, a divisão entre o lucro liq. pelo patrimônio liq. da companhia fornece a medida do indicador, informando o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos.

Sendo assim, o ROE da Magazine Luiza atualmente é de 10,73%, ficando 5,38 p.p. acima do ROE do ano passado. Nesse sentido, a companhia conseguiu retomar a patamares mais próximos do ano de 2019, quando o indicador era de 12,19%.

ROIC

Por sua vez, o ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e ele é medido a partir do Resultado Operacional Liquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa.

Sob tal aspecto, o ROIC da Magazine Luiza também aumentou em relação a 2020 e ainda ultrapassou o número alcançado em 2019. Dito isso, o ROIC da companhia atualmente é de 14,6%, 5,7 p.p. maior do que o atingindo em 2020.

Histórico de Dividendos da Magazine Luiza

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas.

Dito isso, em 2020 a Magazine Luiza teve seu ano de maior pagamento de dividendos, o que ainda assim não foi suficiente para elevar seu dividend yield. Nesse sentido, a empresa atualmente apresenta para esse indicador o número de 0,22%, frente a 0,48% em 2020 e 1,01% em 2019.

Endividamento da Magazine Luiza

Dívida líquida / PL

Primordialmente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Nesse sentido, a dívida líquida / PL da Magazine Luiza se encontra em um múltiplo confortável para a companhia, sendo atualmente de 0,08x. Sob tal aspecto, a empresa não tem um histórico de grandes endividamentos, com o indicador permanecendo negativo entre 2017 e 2020.

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida, no cenário em que o EBITDA permanece constante.

De forma semelhante ao que foi dito no tópico anterior, a dívida líquida / EBITDA da Magazine Luiza também se manteve em um patamar baixo esse ano. Dito isso, o número atual é de 0,27x, contra -0,8x em 2020 e -2,2x em 2019.

Considerações finais

Em suma, a Magazine Luiza é uma das empresas que despontaram no Brasil nos últimos anos. Com uma base sólida em lojas físicas e uma market share ascendente no e-commerce, a empresa vem aumentando sua receita e expandido suas operações.

Por fim, a companhia vem sendo negociado a múltiplos altíssimos, o que indica uma forte expectativa do mercado em seu crescimento futuro.

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Imagem: rafapress / shutterstock.com