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Quais foram os resultados da Rede D’or no 2T21?

Veja os resultados da companhia e como andam seus negócios

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Quais foram os resultados da Rede D’or no 2T21? A Rede D’or foi fundada em 1977, no Rio de Janeiro, e teve como primeiro nome Cardiolab. Dito isso, a companhia atualmente é a maior rede integrada de cuidados em saúde do Brasil, com presença em 10 estados e no Distrito Federal. Nesse sentido, a Rede D’or possui 59 hospitais, 50 clínicas, mais de 9 mil leitos e uma cobertura de mais de 3,2 milhões de atendimentos de emergência.

Destaques do 2T21

Primeiramente, a Rede D’or obteve resultados positivos nesse segundo trimestre, tanto na comparação anual quanto em relação ao trimestre anterior. Dito isso, a companhia conseguiu manter um patamar de 83% em sua taxa de ocupação, o que, dado o cenário atual, é um número que demonstra uma boa capacidade de atendimento da rede.

Além disso, a Rede D’or obteve alguns resultados recordes, confirmando a recuperação ensaiada nos trimestres anteriores. Nesse sentido, a empresa alcançou uma receita bruta de R$ 5.871 milhões nesse 2T21, um aumento de 88,9% na comparação com 2T20.

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Sob tal aspecto, a Rede D’or manteve sua postura de aquisições nesse trimestre, adquirindo participações em 12 hospitais, incluindo a expansão para 3 novos estados. Desta forma, a empresa, pós fechamento do trimestre, também adquiriu 2 hospitais, localizados no Mato Grosso do Sul e na Bahia.

Indicadores da Rede D’or

Continuando, com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Dito isso, falaremos brevemente sobre alguns indicadores, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o fechamento do 2T21. Por fim, usaremos as ações ordinárias da Rede D’or como base de análise, sendo seu código na B3 RDOR3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Rede D’or

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela avaliação da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo traz retornos.

Dito isso, a Rede D’or chegou novamente ao um marco recorde no que diz respeito a receita bruta da companhia em um trimestre. Desta forma, o resultado de R$ 5.871,8 milhões foi 88,9% superior se comparado ao 2T20 e 10,7% na comparação com o 1T21.

já a divisão que a própria empresa faz sobre sua receita contem dois grandes segmentos: hospitais e outros serviços e oncologia (infusões). Nesse sentido, o segmento de hospitais e outros serviços representou 92,4% da receita bruta da Rede D’or (R$ 5.425,9 milhões), 95,4% acima do registrado no 2T20.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela companhia.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resume o lucro líquido.

Assim, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Desta forma, o lucro líquido da Rede D’or no 2T21 foi de 477,74 milhões, 18,7% maior na comparação com o 1T21. Já na comparação com o 2T20, a companhia registrou à época, um prejuízo de R$ 306,6 milhões.

Margem líquida

Por sua vez, a margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, o indicador revela a eficiência das operações da companhia, sendo maior em operações mais eficientes, pois indica que uma maior parte da receita se tornou lucro efetivo. Nesse sentido, o resultado de 9,15% na margem líquido no 2T21 representou um ganho de 0,62 p.p. vs 2T20, indicando uma estabilidade para o indicador.

EBITDA

De antemão, podemos afirmar que o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa.  Dito isso, o EBITDA de R$ 1.244,7 milhões alcançado no 2T21 foi 9,7% maior na comparação com o 1T21.

Margem EBITDA

Em resumo, a Margem EBITDA caracteriza a capacidade operacional de caixa das empresas, ou seja, representa a aptidão da companhia em gerir recursos mediante as atividades operacionais. Além disso, o indicador não considera os impostos e os efeitos financeiros.

Dessa forma, a divisão do EBITDA pela receita líquida multiplicada por 100, para aparecer em forma de porcentagem, fornece o cálculo do índice. Nesse sentido, empresas endividadas não devem ser analisadas somente por meio desse indicador, uma vez que os proventos de juros são retirados desse cálculo.

Sendo assim, na contramão do crescimento do EBITDA no trimestre, a margem EBITDA da Rede D’or permaneceu estável, caindo 0,2 p.p. no 2T21 vs 1T21.

ROIC

O ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e é mensurado a partir do Resultado Operacional Liquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa.

Sob tal aspecto, o ROIC dos últimos 12 meses da Rede D’or foi de 8,6% no 2T20 para 11,7% no 2T21, resultado semelhante se compararmos com o 1T21, quando era de 9,2%.

Indicador de Valuation

O valuation é um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Ele explicita a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L.

O P/L de uma ação mostra o preço da ação, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa.

Nesse sentido, devido à queda da rentabilidade da companhia durante os últimos trimestres, exceção feita a 2021, o P/L da Rede D’or também despencou, saindo de 316 em 2020 para os atuais 97,95.

Endividamento da Rede D’or

No fechamento do 2T21, o saldo da dívida bruta da companhia foi de R$ 22.140 milhões, uma alta de 4,3% na comparação com o 2T20. Dito isso, a companhia mantém 62,4% do endividamento em real, com o restante em dólares, com hedge para exposição cambial integral.

Dívida líquida / PL

Em suma, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Nesse sentido, a dívida líquida / PL da Rede D’or atual é de 0,60x, constante na comparação com 2020, e mantendo a queda na comparação com 2019, quando era de 2,04x.

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida, no cenário em que o EBITDA permanece constante.

Dito isso, a dívida líquida / EBITDA 12 meses da Rede D’or recuou bastante, tanto na comparação com o 1T21, quanto com o 2T20. Sob tal aspecto, a queda se deve principalmente ao aumento do EBITDA, e não a uma queda do endividamento da companhia no período.

Considerações finais

A Rede D’or, pelo segundo trimestre consecutivo, apresentou resultados acima do esperado pelo mercado, obtendo níveis recordes de receita e aumento sua capacidade de atendimento. Dito isso, o endividamento da companhia não parece se adequar em um patamar perigoso, contudo, vale ressaltar que a empresa não possui cláusulas restritivas com base nesses indicadores (dívida e EBITDA).

Por fim, a Rede D’or mantêm sua estratégia expansionista, adquirindo participações em novos hospitais e hospitais inteiros. Com isso a empresa abre mão da distribuição dos seus lucros ao acionistas, buscando um crescimento nas operações de forma aguda.

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Imagem: rededorsaoluiz.com.br

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