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Quais foram os resultados do Carrefour no 2T21?

Confira os principais indicadores de um dos maiores varejistas do país.

Quais foram os resultados do Carrefour no 2T21? O grupo Carrefour Brasil está presente no país há mais de 40 anos, sendo líder em vendas entre as redes varejistas. Dito isso, a companhia faz parte da rede internacional de hipermercados, fundada na França em 1959.

Além disso, dentre os varejistas, o Carrefour é o maior operador de cartões de crédito no país, e é a única empresa de crédito ao consumidor com operação própria no setor.

Indicadores do Carrefour

Continuando, com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Dito isso, falaremos brevemente sobre alguns indicadores, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz valido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o fechamento do segundo trimestre. Por fim, usaremos as ações ordinárias do Carrefour como base de análise, sendo seu código na B3 CRFB3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico do Carrefour

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela avaliação da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo traz retornos.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela companhia.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resume o lucro líquido.

Assim, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Desta forma, o lucro líquido do Carrefour no 2T21 foi 34,52% menor na comparação com o 1T21 e 14% em relação ao 2T20. Nesse sentido, a companhia alcançou R$ 624 milhões como resultado nesse segundo trimestre de 2021.

Margem líquida

Por sua vez, a margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, o indicador revela a eficiência das operações da companhia, sendo maior em operações mais eficientes, pois indica que uma maior parte da receita se tornou lucro efetivo.

Dito isso, a margem líquida do Carrefour nesse 2T21 foi de 3,33%, 2,17 p.p. abaixo da margem do 1T21 e 1,01 p.p. menor na comparação com o 2T20.

EBITDA

De antemão, podemos afirmar que o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa.

Desta forma, o EBITDA ajustado do Carrefour no 2T21 foi de R$ 1,4 bilhão, 3,6% menor do que resultado do 2T20. Nesse sentido, a recuperação do Banco ajudou positivamente o indicador do grupo, além de uma maior EBITDA do Atacadão.

Margem EBITDA

Em resumo, a Margem EBITDA caracteriza a capacidade operacional de caixa das empresas, ou seja, representa a aptidão da companhia em gerir recursos mediante as atividades operacionais. Além disso, o indicador não considera os impostos e os efeitos financeiros.

Dessa forma, a divisão do EBITDA pela receita líquida multiplicada por 100, para aparecer em forma de porcentagem, fornece o cálculo do índice. Nesse sentido, empresas endividadas não devem ser analisadas somente por meio desse indicador, uma vez que os proventos de juros são retirados desse cálculo.

Dito isso, a margem EBITDA do Carrefour nesse 2T21 foi de 7,8%, apresentando queda de 1,2 p.p. na comparação com o 2T20. Nesse sentido, na comparação com o ano de 2019, tanto o EBITDA quanto a margem EBITDA do Carrefour tiveram um salto, resultado da expansão do grupo.

Indicador de Valuation

O valuation é um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Ele explicita a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L.

O P/L de uma ação mostra o preço da ação, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa.

Dito isso, as ações do Carrefour perderam 2,59% do valor desde o começo ano. Somando isso ao fato da companhia ter aumentando seus lucros em 2021, o P/L da companhia saiu de 14,41 em 2020 para os atuais 11,79. Já na comparação com anos anteriores a queda é ainda maior, com o P/L do Carrefour em 2019 e 2018 marcarem os 45,72 e 21,60, respectivamente.

Histórico de Dividendos do Carrefour

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas.

Nesse sentido, o Dividend Yield do Carrefour atualmente é de 2,55%, consideravelmente acima dos anos anteriores da empresa. Sob tal aspecto, o indicador era de 1,28% em 2020, 1,21% em 2019 e 1,94% em 2018.

Endividamento do Carrefour

O endividamento do Carrefour, apesar de ter aumentado em 2020 e 2021, continua em níveis confortáveis para a empresa, não gerando maiores preocupações aos acionistas.

Dívida líquida / PL

Em suma, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Dito isso, a dívida líquida / PL do Carrefour atual é de 0,46x, acima dos 0,01x de 2020 e, pelo segundo ano consecutivo, saindo do patamar negativo de 2019 e 2018.

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida, no cenário em que o EBITDA permanece constante.

Assim, a dívida líquida / EBITDA do Carrefour hoje é de 1,25x, contra 0,02x em 2020 e -0,29x em 2019, o que reflete o ganho de endividamento da empresa durante a pandemia.

Considerações finais

O grupo Carrefour continua entregando resultados consistentes em lucratividade e operações. Nesse sentido, o banco vem expandido seus negócios desde 2018, tendo conseguido atingir resultados bons nesse meio tempo.

Dito isso, a pandemia do Corona vírus impactou nas dívidas da companhia que, apesar do aumento, continua em níveis bastante confortáveis.

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Imagem: Cristi Croitoru / shutterstock.com