Na tarde de ontem (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os nomes que comandarão 16 ministérios em 2023. Assim, até o momento, 21 ministros já foram anunciados, ou seja, ainda faltam 16 pastas para o petista anunciar.
Quais os ministérios importantes que Lula ainda não anunciou?
Confira quais são os ministérios importantes que Lula ainda não anunciou, e saiba quais as especulações a respeito de cada pasta.
Desse modo, entre esses ministérios estão estatais, como a Petrobras, Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Apesar de nenhum dos nomes terem sido anunciados, já existem algumas especulações a respeito de quem comandará cada pasta.
Quais ministérios Lula ainda precisa anunciar?
Em suma, confira quais são os ministérios que Lula ainda não anunciou:
- Planejamento e Orçamento;
- Transportes;
- Meio Ambiente;
- Cidades;
- Integração e Desenvolvimento Regional;
- Cidades;
- Correios;
- Petrobras;
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica;
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Turismo;
- Minas e Energia;
- Previdência Social;
- Comunicações;
- Esportes.
Possíveis ministros
Como mencionado anteriormente, apesar de Lula ainda não ter definido o nome das pastas citadas, há especulações de quem deve comandá-las.
Desse modo, a pasta de Cidades pode ficar com Simone Tebet (MDB), que participará de uma reunião com o petista para definir qual será seu ministério.
Além disso, outra grande aposta é Marina Silva (Rede-SP) para o Ministério do Meio Ambiente, apesar do nome de Tebet também ter sido especulado para assumir essa pasta. Contudo, a emedebista destacou que não deseja disputar com Marina.
Já para a Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN) é visto como nome certo para a pasta. Em Comunicações pode ficar o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), ou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) para a Secom (Secretaria de Comunicação Social).
Para finalizar as especulações, o Ministério do Esporte deve ficar com Edinho Silva, do PT.
Outras pastas que ainda não tem definição
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Veja, a seguir, outras pastas que ainda não foram definidas por Lula:
- Desenvolvimento Agrário;
- Pesca e Aquicultura;
- Secom (Secretaria de Comunicação Social);
- Povos Indígenas;
- Comunicações;
- Esporte;
- Gabinete de Segurança Institucional.
Apesar de não ter definição ainda, fontes ligadas à Lula afirmaram que o anúncio dos próximos ministros deve ocorrer na próxima terça-feira (27).
“Na semana que vem terminaremos de escolher os ministros. (…) Tudo pode acontecer nesses próximos dias”, destacou Lula.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
