Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as opções de empréstimos para funcionários públicos?

Se você é funcionário público e está pensando em contratar um empréstimo, é fundamental conhecer todas as modalidades disponíveis. Conheça aqui!

Como os funcionários públicos têm a segurança de seu vínculo de trabalho, as ofertas dos bancos são mais vantajosas, pois, de modo geral, fica-se subentendido que há um baixo risco de inadimplência, visto que sua renda mensal é certa. 

Dessa forma, o empréstimo consignado é o de maior notoriedade, pois ele é especificamente destinado a esse grupo de trabalhadores, além de aposentados e pensionistas. No entanto, os funcionários públicos também devem avaliar os empréstimos pessoais e com garantia.

Caso você seja um funcionário público, conheça e avalie as condições dessas modalidades para, assim, contratar o serviço mais vantajoso para seu bolso.

Como o empréstimo consignado do funcionário público funciona?

Antes de mais nada, é fundamental compreender que as taxas de juros e os prazos de pagamentos sempre irão depender da instituição financeira que está oferecendo o serviço.

Na modalidade, o valor das parcelas é descontado automaticamente da folha de pagamento e, justamente por isso, ele apresenta as menores taxas de juros do mercado. Para que você não comprometa seu salário a ponto de trazer muitos impactos na renda, o governo determina um limite de comprometimento do valor.

Esse limite é conhecido como a margem consignável. No caso dos consignados para serviços públicos, ela é limitada a 35%. Ou seja, você não pode comprometer mais do que isso com o pagamento da parcela desse serviço.

Empréstimo pessoal

Analisando do ponto de vista de que nesta categoria não há um limite de comprometimento do salário, ele pode ser mais vantajoso caso você não esteja satisfeito com a margem consignável. Por outro lado, a taxa de juros pode ser mais alta.

De modo geral, o conselho é optar sempre por poucas parcelas para que, assim, haja menos impactos por causa dos juros. Ademais, o prazo de pagamento e o limite vão variar de acordo com a política interna da sua instituição financeira.

Empréstimo com garantia no pagamento

Também conhecido como empréstimo garantido, como o nome sugere, o serviço é disponibilizado quando você disponibiliza algum bem como forma de garantia de pagamento. Em outras palavras, isso significa que seu bem será tomado pelo banco caso você não pague as parcelas.

No entanto, cada banco irá fornecer condições diferentes quanto ao prazo. Por fim, alguns exemplos de bens usados são celulares, carros e imóveis.

Imagem: create jobs 51 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital