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Quais são os canais de atendimento oficiais do INSS?

Você sabe quais são os canais de atendimento oficiais do INSS? Conheça todos e evite correr riscos financeiros com golpes!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável por administrar os benefícios previdenciários e assistenciais dos trabalhadores. Para facilitar o acesso das pessoas aos serviços, são oferecidos vários canais de atendimento oficiais, que podem ser usados gratuitamente pelos brasileiros.

Além disso, é importante que os canais sejam de conhecimento público. Isso evita que a população sofra perdas financeiras por meio de golpes, que estão cada vez mais comuns.

Por meio de ações fraudulentas, os criminosos entram em contato com beneficiários se passando por atendentes do INSS e solicitam dados pessoais e bancários. Por vezes cobram, até mesmo, taxas adicionais por serviços. Com os canais oficiais do Instituto, os cidadão não correm tais riscos.

INSS: estes são os canais de atendimento oficiais

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é uma ferramenta que permite consultar e solicitar diversos serviços da Previdência pelo celular ou tablet. Por meio dele, é possível agendar perícias médicas, requerer benefícios, emitir extratos, acompanhar o andamento dos pedidos, entre outras funcionalidades. A plataforma está disponível para os sistemas Android e iOS.

Site

O site Meu INSS é a versão web do app, que pode ser acessada pelo computador ou pelo navegador do celular. A página oferece os mesmos serviços do aplicativo, com a vantagem de ter uma tela maior e mais recursos visuais.

Central de Atendimento 135

A Central de Atendimento 135 é o telefone oficial do Instituto. Seu funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Por meio desse canal, é possível tirar dúvidas, agendar atendimentos presenciais nas agências do INSS, obter informações sobre benefícios e serviços, entre outras possibilidades.

Agências do INSS

As agências são as unidades físicas onde os cidadãos podem ser atendidos presencialmente por um servidor do órgão. Nelas, é possível realizar perícias médicas, entregar documentos, fazer prova de vida, entre outros procedimentos.

No entanto, para ser atendido em uma das agências, é necessário fazer agendamento prévio pelo aplicativo, pelo site ou pelo telefone 135. O endereço e o horário de funcionamento das unidades podem ser consultados no página oficial.

Imagem: rafapress / shutterstock.com