Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os golpes mais aplicados pelo Instagram?

Milhares de usuários do Instagram já foram vítimas de golpes aplicados na rede social. Entenda como agem os criminosos e como se proteger.

O Instagram, uma das redes sociais mais populares do mundo, infelizmente também se tornou um terreno fértil para a aplicação de golpes. Com milhões de usuários ativos diariamente, a plataforma oferece oportunidades para que golpistas explorem a confiança das pessoas em busca de benefícios pessoais.

Uma prática muito comum é o golpe de venda, no qual os criminosos criam perfis falsos para vender produtos ou serviços inexistentes. Eles geralmente oferecem preços muito baixos, atraindo pessoas em busca de barganhas. Uma variação desse golpe é quando um perfil legítimo é hackeado e usado para enganar os seguidores.

Golpe com promoção falsa no Instagram

Nos golpes de anúncios falsos ou publicações enganosas, golpistas visam atrair usuários, oferecendo prêmios valiosos ou descontos, para roubar informações pessoais ou financeiras. Além disso, também podem convencer suas vítimas a realizarem transferências em dinheiro.

Portanto, para se proteger dos diversos golpes nas redes sociais, vale seguir estas dicas:

  • Desconfie de preços muito baixos, principalmente para produtos novos;
  • Confirme a identidade do vendedor fora do Instagram, mediante chamada telefônica ou outro canal de comunicação confiável;
  • Procure pelo selo de verificação de perfis empresariais para confirmar a veracidade da conta;
  • Nunca forneça informações pessoais em chats de redes sociais.

Outras medidas de segurança

Além disso, outras medidas podem ser tomadas para garantir uma navegação segura na internet. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores, para adicionar uma camada extra de segurança em sua conta.

Também esteja atento aos sinais de perfis falsos ou clonados. Isso inclui a fachada de um negócio legítimo, mas com erros ortográficos ou falta de conteúdo na páginas, por exemplo. Vale, também, manter-se informado sobre os golpes mais recentes, compartilhando essas informações com amigos e familiares para evitar que se tornem vítimas.

Outra medida importante é evitar clicar em links suspeitos e verificar promoções diretamente no site oficial das lojas. Por fim, denuncie perfis falsos ou suspeitos à plataforma, utilizando a opção de denúncia disponível no Instagram.

Imagem: Nopparat / Shutterstock.com