Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais situações permitem que o trabalhador antecipe o saque do FGTS?

O saque do FGTS pode ser feito apenas em situações específicas. Entretanto, existem formas de antecipar esse recebimento, saiba como.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), funciona como uma conta poupança dos trabalhadores. Entretanto, o cidadão só pode sacar o dinheiro em situações específicas, como em demissão sem justa causa ou se for vítima de um desastre natural. 

Contudo, existem maneiras do cidadão antecipar o saque desse dinheiro. Para isso, precisa aderir à modalidade do Saque-aniversário do FGTS. Nesse caso, uma parte do valor guardado é liberado todos os anos no mês de aniversário do trabalhador.

Porém, a quantidade de dinheiro disponível vai depender do montante que estiver na conta, sendo que pode ser sacado entre 5% e 50% do total. O valor é liberado no primeiro dia do mês de aniversário e é possível ser retirado até o segundo mês subsequente. 

Saque antecipado do FGTS

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS podem utilizar uma linha de crédito própria para conseguir ainda mais dinheiro. Nesse caso, estamos falando da antecipação do Saque-aniversário, que pode pagar até valor referente a cinco anos de retiradas. 

De acordo com a Caixa Econômica, atualmente, 70 instituições financeiras têm autorização para operar essa linha de crédito. Além disso, o menor valor de empréstimo disponível no mercado é de R$ 500.

Dessa forma, o saque-aniversário do FGTS e a antecipação feita por instituições financeiras são maneiras para o trabalhador ter acesso ao dinheiro do fundo. Caso contrário, ele só poderá fazer o saque em situações específicas. 

Como pedir o saque-aniversário?

Os trabalhadores que quiserem fazer o saque-aniversário precisam informar a sua intenção para a Caixa Econômica, banco que opera o fundo. Todo o procedimento é feito através do aplicativo do FGTS e não é necessário ir a uma agência. 

Além disso, é importante saber que quem decide por fazer o saque-aniversário não poderá fazer o saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Assim, receberá apenas a multa rescisória de 40%.

Empréstimo com as menores taxas usando o FGTS

Sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Etalbr/ shutterstock.com