Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Quando a pessoa está com restrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ela enfrenta dificuldade em obter crédito. Dessa forma, não consegue adquirir um produto parcelado, fazer um financiamento de imóvel e também conseguir a maioria dos cartões de crédito.

Via de regra, a loja ou instituição financeira envia um comunicado ao cliente, além de enviar um aviso de dívida para as entidades de proteção de crédito, que por sua vez, também enviam um comunicado ao consumidor, alertando para a possível inclusão do nome no cadastro de inadimplentes, caso o débito não seja quitado.

As principais entidades de proteção ao crédito no Brasil são a Serasa, e o SPC, cada um deles possui informações de diferentes empresas. Portanto, ainda que esteja com a situação regular em um deles, pode estar com restrição em outro.

SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um banco de dados que reúne informações de crédito que são geridas e alimentadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Dessa forma, atualmente esse sistema possibilita a consulta do CPF de mais de 180 milhões de pessoas.

Assim, esse banco de dados fornece gratuitamente aos cidadãos e empresas informações de crédito conforme as normas do Código de defesa do consumidor.

Portanto, baseado nos dados desse sistema e de informações próprias, empresas e bancos determinam qual é o score do cliente.

Serasa

Já a Serasa é um órgão de consulta de crédito desenvolvido em parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).

Em síntese, ele possui a mesma função do SPC, isto é, por meio de informações pessoais como nome, endereço, data de nascimento é possível realizar consultas para saber se um nome está negativado.

Diferença

Portanto, embora as duas empresas possuam funções bem parecidas, a fonte dos dados é diferente. Pois, os dados do SPC são coletados a partir de dados de lojistas credenciados. Já a Serasa obtém seus dados por meio de bancos e instituições financeiras.