Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o tempo ideal para você permanecer num emprego? Especialista em RH revela

Quer saber qual o tempo ideal para permanecer em um emprego? Aqui a gente te conta. Clique e confira mais informações!

O mercado de trabalho nunca esteve tão inquieto. Segundo uma pesquisa do Linkedin que recebeu divulgação 2023, 80% dos trabalhadores da geração Z, entre 18 e 24 anos, são movidos pela vontade de sempre procurar por um novo emprego.

Esta perspectiva contrasta com a ideia aceita pelos baby boomers de que a estabilidade de um emprego para a vida toda seria o ideal.

No entanto, essa convicção não é comum entre jovens atuais. Hoje, no mercado de trabalho dinâmico, permanecer por um longo período em uma mesma empresa pode parecer acomodação ou desatualização.

Qual é o tempo certo para ficar em um emprego?

Imagem de empregador entregando a demissão sem justa causa a funcionário
Imagem: SuperOhMo / Shutterstock.com

Para Chris William, ex-VP de Recursos Humanos da Microsoft, uma das grandes interrogações dos jovens profissionais é conciliar suas ambições de carreira com a necessidade de estabilidade. “Depende”, responde Chris aos que perguntam qual seria o tempo ideal para ficar em um mesmo local de trabalho.

Segundo William, os gestores de contratação valorizam mais as conquistas profissionais do que a duração da permanência em um cargo. “O que um bom gerente de contratação procura é se você teve um impacto no negócio e se é alguém que consegue realizar coisas”, reforça.

Em contrapartida, alternar rapidamente de emprego ou permanecer por muito tempo em um posto sem apresentar projetos relevantes ou métricas que demonstrem sucesso no período pode prejudicar a imagem do profissional.

O que os chefes querem?

 Para Chris, os empregadores querem ver que o tempo de trabalho, independentemente de quanto seja, foi proveitoso e bem aproveitado. O conselho do executivo é que os profissionais se dediquem a fazer a diferença em seus trabalhos atuais, independente do tempo de permanência.

Veja também:

Taxa de desemprego atinge 7,6% em janeiro de 2024, menor marca desde 2015

Trocar de emprego pode parecer uma maneira rápida de obter um salário maior, principalmente para os jovens profissionais. Porém, segundo Chris William, essa mudança também acarreta alguns custos.

Imagem: SMEEitz / shutterstock.com