Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o valor limite do empréstimo consignado?

Saiba mais informações sobre como calcular o valor limite para contratar um empréstimo consignado neste artigo!

Caso queira contratar em empréstimo consignado, é preciso saber como calcular o limite de valor para essa operação. Dessa forma, isso ajuda no controle do consumidor, garantindo que o valor disponibilizado não comprometa toda a renda mensal e não leve a mais dívidas.

Além disso, a Lei n.º 10.820/2003 define as diretrizes para a autorização do desconto em folha de pagamento. Saiba mais informações sobre essas quantias e como fazer esse cálculo a seguir!

Confira qual é o valor limite do empréstimo consignado

Projeto de Lei empréstimo consignado
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a margem consignável. Trata-se do valor máximo que se pode comprometer do salário mensal em um empréstimo consignado. O objetivo disso é evitar o superendividamento, permitindo que o interessado contrate esse serviço e ainda tenha renda para outros gastos necessários.

Veja também:

Bandeira de cartão: entenda como funciona e saiba escolher a melhor para você

O valor limite do empréstimo consignado é de 45% do benefício consignável: 35% vão para empréstimos, 5% para cartão consignado e os outros 5% para cartão benefício consignado. Então, para calcular o limite que se pode contratar, é preciso levar em conta a margem consignável e o valor do salário ou benefício pago mensalmente.

Por exemplo, se o contratante recebe um salário líquido de R$ 1.412, basta multiplicar esse valor por 0.35. O resultado, R$ 494,20, será sua margem. Essa é a quantidade de dinheiro que a pessoa poderia comprometer mensalmente se fizer um empréstimo consignado.

O que acontece se não houver limite disponível?

Se já houve a utilização de toda a margem consignável e há a necessidade de mais dinheiro, a portabilidade de consignado pode ser ideal. Com ela, pode-se transferir o empréstimo consignado para outra instituição e receber dinheiro diretamente na sua conta.

Após a apresentação dessas informações, o contratante já possui ferramentas para considerar todas as opções e procurar a melhor solução para as suas necessidades.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com