Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quando posso ser demitido por justa causa?

Confira as condutas que podem levar a uma demissão por justa causa.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma das medidas mais extremas que uma empresa pode tomar para desligar um funcionário é a demissão por justa causa. Assim, essas situações tomam como base a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que estabelece a conduta do empregado que leva a justa causa da rescisão do contrato de trabalho.

Dessa forma, no momento em que é comunicado do desligamento, o funcionário perde o direito à indenização de 40% que incide sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), perde também o aviso prévio e o seguro desemprego. Todavia, tem direito aos salários que não foram pagos ainda.

Contudo, caso o trabalhador discorde da demissão, pode entrar com uma ação na Justiça Trabalhista para tentar alterar a situação.

Motivos da justa causa

De acordo com o Artigo 482 da CLT, a justa causa pode ser empregue nos casos onde funcionários executam alguns tipos de condutas, como: 

  1. Abandono do emprego;
  2. Ato de improbidade;
  3. Ato de indisciplina ou de insubordinação;
  4. Descuido no desempenho das funções;
  5. Embriaguez habitual;
  6. Ofensas verbais e físicas contra o empregador e superiores hierárquicos;
  7. Violação de segredo da empresa.

Assim, a justa causa pode ser empregada pela empresa para dispensar um funcionário que foi advertido várias vezes, porém não quis cumprir as regras. 

De acordo com a Agência Brasil, um caso como esse aconteceu em São Caetano do Sul (SP). Onde a Justiça do Trabalho ratificou a demissão por justa causa de uma funcionária que não quis tomar vacina contra a covid-19 por duas vezes. Ela atuava em um hospital infantil. 

Sem justa causa 

Em síntese, quando o empregador decide desfazer o contrato de trabalho sem uma justificativa gerada por alguma falha do funcionário, acontece a demissão sem justa causa. Geralmente, acontece para diminuir custos. À vista disso, o empregado tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, aviso prévio de 30 dias e outros valores trabalhistas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.