Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo leva para aprovação no Bolsa Família? Confira

Entenda o processo de aprovação do Bolsa Família em 2024 e os fatores que influenciam o tempo de espera do programa social

O programa Bolsa Família é um importante instrumento de transferência de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Assim, para garantir a efetividade do programa, o processo de análise dos pedidos é rigoroso, o que pode gerar dúvidas sobre o tempo de espera para a aprovação.

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é a pasta do governo responsável por analisar os pedidos do Bolsa Família, com base nas informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e em outros critérios, como a composição familiar, renda, saúde e educação.

Quem tem direito ao benefício

Portanto, para se inscrever no Bolsa Família, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Renda familiar mensal per capita deve ser inferior a R$ 218,00;
  • Inscrição no CadÚnico;
  • Dados do CadÚnico devem ser atualizados a cada 2 anos;
  • Cumprimento de contrapartidas: As famílias devem cumprir as contrapartidas do programa, como a frequência escolar das crianças e a realização de consultas de pré-natal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.
Mão segurando novo cartão do Bolsa Família.
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Quanto tempo leva até a aprovação no Bolsa Família

Assim, o cadastro no programa ocorre automaticamente pelo MDS a partir das informações do CadÚnico. No entanto, a aprovação para o Bolsa Família não tem um prazo fixo, já que depende da disponibilidade orçamentária e da rotatividade dos beneficiários. 

Dessa forma, há a substituição das famílias que deixam de atender às condições do programa por novos integrantes, após uma análise mensal dos registros do programa. Assim, não é possível determinar quanto tempo leva até a aprovação no Bolsa Família.

Veja também:

Aposentadoria 2024: saiba o que precisa para dar entrada na sua

Contudo, para saber se houve a aprovação de sua família no Bolsa Família, é possível verificar através dos aplicativos do CadÚnico (disponível para Android e iOS) e do próprio Bolsa Família (disponível para Android e iOS). Assim, essas ferramentas permitem acompanhar o status do benefício, incluindo informações sobre bloqueios ou liberações de saque.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome