Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo o nome demora para ficar limpo sem precisar pagar as dívidas?

Sofrendo com dívidas e nome sujo? Saiba quanto tempo é necessário para que seu nome fique limpo sem pagar as dívidas.

Quando uma pessoa fica inadimplente, ou seja, deixa de pagar uma dívida, seu nome é incluído em cadastros de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Assim, essa situação pode gerar dificuldades na obtenção de crédito e até mesmo na contratação de serviços básicos, como água, luz e telefone.

Nesse sentido, para limpar o nome é preciso pagar o que se deve ou esperar que o prazo de prescrição expire. É importante lembrar que o registro de inadimplência ser excluído dos cadastros de proteção ao crédito não significa que o débito deixou de existir. Saiba mais!

O que é cadastro de proteção ao crédito?

O cadastro de proteção ao crédito é um sistema que reúne informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Os principais são o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa Experian.

Assim, quando uma pessoa deixa de pagar um valor, seu nome é incluído nesses serviços, o que dificulta a obtenção de crédito e pode até mesmo impedir a contratação de serviços básicos.

Como limpar o nome?

A forma mais simples é pagando a dívida em atraso e negociando a exclusão do registro de inadimplência nos cadastros de proteção ao crédito. É importante lembrar que a negociação pode resultar em um acordo com valores e condições de pagamento diferentes dos originalmente acordados.

No entanto, outra opção é esperar que a prescrição, ou seja, que o prazo para a cobrança judicial expire. Esse prazo varia de acordo com o tipo de dívida e com a legislação vigente.

Quanto tempo demora para o nome ficar limpo sem pagar os débitos?

O prazo para que o nome seja retirado dos cadastros de proteção ao crédito sem a necessidade de pagamento é de cinco anos. Esse tempo começa a contar a partir da data de vencimento da dívida ou da data em que o credor ajuizou a ação de cobrança. Após o período, o registro de inadimplência deve ser excluído automaticamente dos cadastros de proteção ao crédito.

No entanto, é importante lembrar que o fato de o registro ser excluído não significa que o débito deixou de existir. Isso pois o credor ainda pode acionar judicialmente o devedor para o pagamento, mesmo após os cinco anos.

Imagem: Taras Mikhailyuk / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital