Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo preciso ter carteira assinada para sacar o FGTS?

O profissional tem direito ao FGTS depois que completar um mês trabalhando com carteira assinada. Abaixo, entenda todos os detalhes.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um dos principais direitos dos brasileiros que atuam com carteira assinada. Em suma, ele opera como um tipo de poupança, na qual todos os meses, um percentual do salário do profissional é depositado.

Sob a administração da Caixa Econômica Federal, o benefício fica disponível para saque nos casos de aposentadoria, demissão sem justa causa, compra da casa própria e demais situações.

Ademais, o que muitas pessoas não sabem, é a partir de quanto tempo atuando de carteira assinada, é possível sacar o saldo do FGTS. Sendo assim, se você tem essa dúvida, confira mais informações a seguir.

Quanto tempo preciso ter carteira assinada para sacar o FGTS?

O profissional tem direito ao FGTS depois que completar um mês trabalhando com carteira assinada. A partir desse momento, o saque dos recursos acumulados em suas contas fica disponível somente quando o contrato é rescindido sem justa causa, assim como nas demais situações mencionadas na lei.

Ademais, enquanto o funcionário integrar o quadro de empregados da sua empresa, o empregador deve recolher o FGTS todos os meses. E depois, deve depositar na sua conta vinculada. No momento de retirar os recursos, a pessoa precisa estar com todos os dados pessoais atualizados.

Como é feito o saque do FGTS?

Por fim, o resgate do benefício é muito simples. O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, você precisa ir até o banco e apresentar os seguintes documentos:

Feito isso, o banco vai liberar o saque do valor do FGTS.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com