Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 400 pedidos de recuperação judicial já foram realizados este ano no Brasil

Até o mês de abril, foram registrados quase 400 pedidos de recuperação judicial no Brasil. Saiba mais sobre a situação!

O país enfrenta um cenário conturbado em que, somente até o mês de abril, 382 pedidos de recuperação judicial foram solicitados. Nesse sentido, de acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, apenas em abril foram 93. 

O número de solicitações do último mês reflete um aumento de 43,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Enquanto isso, pedidos de falência também não são incomuns. Siga na leitura para saber mais sobre a situação.

É alto o número de empresas que pedem recuperação judicial em 2023

Entre as empresas que mais são atingidas no atual cenário, estão as pequenas. Até abril, 64 solicitaram a recuperação, seguidas dos médios negócios, com 18 companhias, e grandes, com 11. Em relação aos pedidos de falência, abril registrou uma alta de 12,3%. Em comparação com o período homólogo do ano anterior, a diferença foi de 81 para 91 solicitações.

As muitas requisições de recuperação judicial e falência são reflexo de um mercado conturbado. Isso pois os índices de inadimplência cada vez maiores e a manutenção dos altos juros, juntos à inflação elevada, contribuem para a situação. 

Ademais, outro fator observado são as solicitações de recuperação judicial em cadeia, quando grandes companhias em processo de restabelecimento deixam de pagar seus credores e, consequentemente, esses também entram em crise.

Maior patamar de pedidos dos últimos anos

De acordo com dados da Serasa Experian, os números de pedidos de recuperação judicial dos quatro primeiros meses do ano são similares aos vistos de 2016 a 2018, período de intensa crise econômica no cenário nacional.

Assim, para o economista da Serasa, Luiz Rabi, a instabilidade econômica tem sido um grande desafio para os empreendedores, que recorrem à recuperação na tentativa de evitar a falência. No entanto, o economista afirma que o fim das operações é um caminho do qual muitas não conseguem escapar.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com