Quase 80% dos consumidores acreditam que a tecnologia ajuda muito na hora de realizar compras
Atualmente, diferentes ferramentas de tecnologia podem ser usadas para facilitar o processo de compras. Veja a percepção dos consumidores!
Cada vez mais, a tecnologia se faz presente no processo de compras dos consumidores brasileiros. Por meio de sites, plataformas ou aplicativos, ter acesso aos produtos de venda de diferentes varejistas se torna bastante simples e prático. Não à toa, muitas pessoas já optam por adquirir itens de forma 100% online.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 79% dos entrevistados acreditam que a tecnologia ajuda muito na hora das compras. Além disso, para além do ambiente digital, outros meios de tecnologia também se relacionam nesse processo.
Nesse sentido, o estudo apresenta a percepção dos consumidores no que se refere a ferramentas como QR Code, carteiras digitais, smartwatches, chatbots, inteligência artificial e outras.
Uso de tecnologias para as compras
Diante desse cenário, o levantamento mostra quais as ferramentas tecnológicas mais usadas pelos entrevistados para comprar um novo produto e considera o impacto delas no processo. Veja.
- QR Codes: 57%;
- Carteiras digitais para pagamentos: 44%;
- Chatbots/robôs de atendimento: 23%;
- Provadores digitais: 15%;
- Inteligência Artificial: 14%;
- Smartwatches: 12%.
Em contrapartida, 13% dos brasileiros afirmaram que nenhuma das tecnologias tiveram algum impacto na hora da compra.

Preferência online entre os consumidores
Com base nos dados apresentados, é possível verificar que 46% dos consumidores preferem realizar compras pela internet e em lojas virtuais. Ainda, 36% alegaram que preferem igualmente pela internet ou presencialmente. E, apenas 18% disseram que preferem lojas físicas.
Veja também:
No que se refere ao ambiente digital, o principal motivo de escolha está ligado a fatores como melhores preços (63%) e conveniência de comprar e receber em casa (53%). Já em relação às lojas físicas, os principais pontos positivos apresentados foram poder ver e tocar no produto (66%) e sair com o produto na hora, em mãos (65%).
Por fim, quando considerado o hábito de consumo dos últimos 12 meses, 77% afirmaram ter realizado compras online, contra 67% em lojas físicas. Em último lugar, ficaram as compras por redes sociais, com 14%.
Imagem: Achira22 / shutterstock.com