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Quase metade das transações com cartão de crédito são parceladas no Brasil; confira

As transações em parcelamento representam 47% das compras realizadas com cartões de crédito no Brasil. Veja mais!

De acordo com um levantamento da empresa de pagamentos Ebanx, as transações em parcelamento representam 47% das compras realizadas com cartões de crédito no Brasil. Além disso, a pesquisa ainda destaca que este é um dos percentuais mais altos para tal modalidade na América Latina, sendo superado apenas pelo México e Guatemala, onde atinge 50%.

Ademais, o estudo também relembra que os planos de pagamento parcelado surgiram na América Latina durante os anos 80, como uma estratégia para estimular o consumo em épocas de hiperinflação. 

Desde então, essa categoria de pagamento passou a ser vista como uma preferência cultural na região. Crescendo principalmente em momentos de crises econômicas ou de reservas monetárias limitadas. Veja mais detalhes da pesquisa!

Parcelamento no cartão de crédito

Assim, o relatório Ebanx ressalta que aproximadamente 20% do volume movimentado por meio de suas plataformas é quitado em prestações. Além disso, em algumas transações específicas com cartões de crédito, essa proporção sobe para 43%.

No entanto, em 2020, essa modalidade se tornou objeto de debates acerca dos juros do crédito rotativo. Na época, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) defendeu que o parcelamento sem juros tivesse suas operações limitadas. Entretanto, fintechs e empresas independentes de máquinas de cartões, como PagBank e Stone, se posicionaram contra tal sugestão.

Mãos segurando maquininha de cartão para pagamento
Imagem: Jacob Lund / Shutterstock.com

Aumento dos preços e parcelamentos

Por fim, a pesquisa também aponta que o pagamento parcelado tende a levar a um aumento no valor de produtos e serviços adquiridos pelos clientes. Assim, transações à vista com cartão, em média, apresentam um tíquete de US$ 16 (aproximadamente R$ 78,72), valor que tem um salto para US$ 168 (em torno de R$ 826,53) nas operações pagas em 12 prestações.

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Enfim, isso reflete o fato de que, na América Latina, os consumidores não costumam focar no valor total do produto. Ao invés disso, têm como principal critério se a parcela se encaixa ou não em seu orçamento mensal.

Imagem: Jacob Lund / Shutterstock.com