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Quase metade dos brasileiros acreditam que vão comprar menos para as festas de fim de ano

As compras para as festas de fim de ano costumam comprometer uma boa parte do orçamento das famílias, que devem comprar menos. Veja!

Mesmo com uma avaliação mais otimista sobre o cenário brasileiro, 48% dos cidadãos acreditam que irão comprar menos para as festas de fim de ano de 2023. No mesmo período do ano passado eram 46%. Os dados fazem parte de um estudo divulgado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Nesse sentido, o contingente daqueles que devem comprar mais se manteve estável em 16% e chega a 34% entre os consumidores que dizem que devem manter o mesmo padrão anterior no quesito compras.

A pesquisa ainda mostra quais itens que aparecem como prioridade dos brasileiros para as festas de fim de ano que se aproximam. Além disso, um dado que chama a atenção nesse aspecto é que 55% dos brasileiros pretendem realizar essas compras presencialmente. 

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Expectativas para as compras de festas de fim de ano

Sobre as expectativas para as compras para festas de fim de ano, o estudo da Febraban aponta a realidade entre os grupos sociodemográficos. Desse modo, é possível observar os destaques entre os brasileiros que pretendem comprar menos neste ano. Veja.

  • Sexo feminino (49%);
  • Pessoas com idade entre 45 a 59 anos (51%);
  • Brasileiros com nível de instrução fundamental (52%);
  • Brasileiros que recebem até dois salários mínimos (52%);
  • Residentes da região Norte do país (58%).
Taça com bebida em festa de fim de ano.
Imagem: Guschenkova / shutterstock

Itens de interesse de consumo

Sobre os itens que os brasileiros devem incluir nas compras para o Natal e festas de fim de ano, os brinquedos aparecem em primeiro lugar, com ampla margem de diferença entre os demais colocados. Sendo assim, confira o ranking.

  1. Brinquedos para os filhos ou crianças da família: 88%;
  2. Eletrônicos: 43%;
  3. Produtos de beleza: 30%;
  4. Eletrodomésticos: 17%;
  5. Utensílios de cozinha: 14%;
  6. Móveis e itens de decoração para a casa: 14%;
  7. Equipamentos esportivos: 3%.

Além disso, no que se refere à modalidade de compra, 55% afirmam que devem optar pelas lojas presenciais e 25% pelos meios online. Sob esta perspectiva, 16% disseram que farão pelas duas modalidades.

Imagem: Guschenkova / shutterstock