Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem recebe Bolsa Família pode pedir o Crédito Caixa Tem?

Saiba mais sobre as restrições do Crédito Caixa Tem.

Na última segunda-feira (27), a Caixa anunciou o seu mais novo e polêmico programa de microcrédito, o Crédito Caixa Tem. Sendo assim, o app deve disponibilizar empréstimo entre R$ 300 e R$ 1 mil. Mas atenção: os juros ofertados na nova linha de financiamento são mais altos que os praticados no mercado. Por ser um produto novo no mercado, muitas pessoas que recebem o Bolsa Família se questionam se podem solicitar o crédito do Caixa Tem. Descubra a resposta a seguir.

Caixa oferece microcrédito sem cobrança de IOF; saiba como solicitar

Crédito Caixa Tem

O empréstimo pelo Caixa Tem tem uma taxa de juros de 3,99% ao mês e dá até 24 meses para o usuário pagar. De acordo com o relatório Estatísticas Monetária e de Crédito, do Banco Central, a taxa média do sistema bancário está em 1,45% ao mês; já o crédito pessoal geral tem juros de 2,42% mensais.

A nova linha de empréstimo do Caixa Tem surge em um momento em que o auxílio emergencial está perto de acabar. Ademais, o governo não encontrou solução para bancar o Auxílio Brasil, o novo programa social que deveria incorporar parte dos brasileiros que ficarão sem o auxílio emergencial.

O crédito Caixa Tem pode ser contratado pelo celular e está disponível para 100 milhões de pessoas que têm uma conta poupança social aberta pela instituição para pagar o auxílio emergencial. Além disso, quem ainda não tem conta no app também pode solicitar o empréstimo. Para isso, no entanto, é preciso fazer o cadastro no app.

Beneficiários do Bolsa Família têm acesso?

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os beneficiários do Bolsa Família não devem ter acesso ao empréstimo. Em suma, a Caixa justifica que isso ocorre por conta de questões legais e técnicas, como a transformação da conta poupança social em conta digital. Os beneficiários de outros programas podem tomar o empréstimo se a instituição aprová-los na análise cadastral.

De acordo com a Caixa, ao pedir o crédito, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. Diante disso, o processo de atualização cadastral no Caixa Tem, necessário para tomar o empréstimo, cancela automaticamente o cartão do Bolsa Família. Sendo assim, não é possível receber o benefício e acessar o crédito. Por fim, Guimarães cita que “as pessoas que vão receber auxílio (emergencial) não terão esse crédito. Por quê? Porque elas não têm condições de pagar”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com