Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem vai entregar a faixa presidencial para o Lula em janeiro?

Bolsonaro e Mourão se recusam a participar da cerimônia de transição. Sendo assim, quem vai entregar a faixa presidencial para o Lula?

É tradição, com a troca de presidente, ocorrer uma cerimônia em que o governante em exercício passa a faixa presidencial para o candidato eleito. Contudo, com a recusa de Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, de participarem do ato, quem vai entregar a faixa presidencial para o Lula?

O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023, no Palácio do Planalto, em Brasília. Seu vice será Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do estado de São Paulo.

Lula é um político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e já cumpriu dois mandatos como presidente da República, entre 2003 e 2011, sendo substituído, na época, por Dilma Roussef (PT).

Bolsonaro deixará o país antes da cerimônia

Existe grande chance de o atual presidente sair do país antes da cerimônia que oficializa a transição de governo. Portanto, a equipe responsável pelo ato cogita mudar a tradição da posse.

O jornal Valor Econômico divulgou informações preliminares que parecem indicar que a entrega da faixa será simbólica. Ou seja, “o povo” é quem vai entregar a faixa presidencial para Lula, por meio de um representante. Nesse sentido, cogita-se convidar uma mulher negra ou indígena para cumprir a função.

O presidente em exercício é obrigado a passar a faixa?

Lênio Streck – professor e doutor em Direito – explica que não existe obrigação legal, mas representa um ato de boa vontade. É uma tradição cordial e democrática, em que o antigo presidente e o atual têm a oportunidade de apertar as mãos de maneira amigável e concluir a transição de governo.

A mesma situação ocorreu em 1985, quando o último presidente da ditadura militar, João Figueiredo, não entregou a faixa presidencial para José Sarney.

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com