Dessa forma, os especialistas consultados pela Infomoney aconselham combinar diferentes fundos de investimentos, como:
- Macro: alocação em multimercados, com base no cenário macroeconômico;
- Quantitativos: fundos operados com programas computacionais que analisam histórico de mercados e buscam as melhores decisões;
- Long and short: operação de arbitragem, em que você pode comprar um ativo (long) e vender outro (short) simultaneamente.
Ativos para você investir em 2023
Segundo recomendação dos especialistas à Infomoney, o ideal seria aplicar recursos nos ativos pós-fixados atrelados à Selic, ao CDI ou até mesmo à inflação. Ademais, são sugeridos o investimento nos multimercados, nos períodos de instabilidade.
O chefe de Alocação e Fundos da XP, Rodrigo Sgavioli, recomenda o investimento na renda fixa global. No entanto, o especialista alerta dizendo que o início do ano não será vantajoso aos ativos de renda variável.
Saiba mais sobre os ativos que você poderá investir em 2023.
Pós-fixados
O estrategista de investimentos do Santander, Arley Junior, recomenda a aplicação em recursos que podem estar disponíveis para resgate a qualquer instante.
Conforme alega, o(a) investidor(a) precisa refletir acerca da liquidez dos produtos. Desse modo, é recomendado investir em fundos DI e CDBs (Certificados de Depósito Bancário).
No entanto, se você quer investir a longo prazo, o conselho do CEO da TAG Investimentos, Dan Kawa, é apostar em ativos que oferecem taxa do CDI a partir de 1% ao ano. Desse modo, existem alternativas que não cobram Imposto de Renda, como Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Imobiliário (CRIs).
Ademais, o especialista afirma que o ideal, neste ano, é combinar títulos do Tesouro Direto e papéis privados pós-fixados.
Multimercados
Essa categoria teve grande destaque em 2022, com investimentos a 13,31%, mantendo-se acima dos 12,33% do CDI. Desse modo, a estimativa é que em 2023, os multimercados continuarão triunfando.
Junior, do Santander e Kawa, da Tag, recomendam a aposta nos multimercados. O estrategista do Santander ainda enfatiza que mesclar as estratégias macros com fundos quantitativos pode ser uma boa opção.
Kawa recomenda a aplicação de fundos do tipo total return, que são arbitrários ao mercado de renda variável.
Renda fixa global
Seja brasileira ou internacional, estima-se que a renda fixa global terá destaque no segundo semestre de 2023. A recomendação do Sgavioli, da XP, é que o(a) investidor(a) aumente gradativamente a aplicação de títulos nas empresas brasileiras e norte-americanas, pois as taxas variam entre 6% e 10% ao ano.
No entanto, Sgavioli aconselha o investidor a manter a cautela. Na sua opinião, o ano de 2023 é o ponto de chegada, caso o resgate dos investimentos for feito mais à frente.
Imagem: LookerStudio / Shutterstock