Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer trabalhar nos EUA? Saiba quais profissões dão direito ao green card

Profissões em demanda nos EUA, como engenheiros, médicos e cientistas, podem facilitar a obtenção do green card através de vistos de trabalho.

Cada vez mais brasileiros buscam melhorar sua qualidade de vida e aumentar seus rendimentos através da mudança para o exterior, especialmente para os Estados Unidos. Nos últimos anos, tem-se observado uma intensificação da migração de talentos nacionais em busca de melhores oportunidades profissionais.

De acordo com informações fornecidas pelo Itamaraty, o número de brasileiros residindo em outros países está crescendo exponencialmente. Atualmente, mais de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior, representando um aumento significativo em relação aos 3 milhões registrados em 2016.

Por que os Estados Unidos são o destino mais procurado?

Imagem de uma pessoa contando dólares
Imagem: Vlad Ispas/ shutterstock.com

A maior comunidade brasileira no exterior encontra-se nos Estados Unidos, com cerca de 2 milhões de pessoas, dentre as quais 500 mil estão localizadas na região metropolitana de Nova York e 475 mil em Miami.

Esses profissionais qualificados encontram nos Estados Unidos um ambiente favorável para desenvolvimento profissional e pessoal, graças à valorização que o país oferece aos talentos especializados em setores estratégicos.

Concessão de vistos favorece a integração de profissionais qualificados

O governo americano facilita a entrada de profissionais qualificados através da concessão de dois tipos de vistos específicos: EB-1 e EB-2 NIW (National Interest Waiver).

Esses vistos dispensam até mesmo a necessidade de uma oferta prévia de emprego, o que torna o processo de imigração mais acessível para aqueles que atendem aos critérios de seleção.

Como se qualificar para cada tipo de visto

Embora o visto EB-1 exija habilidades excepcionais e seja mais complexo de ser obtido, é uma possibilidade viável para aqueles que possuem reconhecimentos substanciais em suas áreas de especialização.

Já para se qualificar para o visto EB-2, é necessário apresentar uma formação superior e pelo menos cinco anos de experiência comprovada na área de atuação. Essa comprovação capacita o profissional a contribuir significativamente para o mercado americano, abrindo caminhos para a obtenção do visto e um futuro promissor nos Estados Unidos.

Quais profissões têm maior demanda nos EUA atualmente?

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Psicólogos;
  • Dentistas;
  • Pilotos de avião;
  • Profissionais de TI (engenheiros de dados, desenvolvedores, entre outros);
  • Advogados;
  • Engenheiros (químico, civil, de petróleo).

Estes profissionais encontram nos EUA uma demanda crescente por especialistas qualificados em áreas como saúde, tecnologia, engenharia, aviação e direito. Esta demanda aumenta significativamente as chances de obtenção do visto de trabalho.

Validação de diplomas: um passo fundamental para brasileiros nos EUA

Para aqueles que planejam mudar-se para os Estados Unidos, é fundamental estar atento à necessidade de validação ou revalidação dos diplomas, garantindo assim o reconhecimento de suas qualificações no país.

Veja também:

Vale-Gás LIBERADO para consulta pelo CPF! Confira se você vai receber

Em resumo, o perfil do profissional brasileiro tem sido bastante valorizado nos Estados Unidos, especialmente nas áreas mais carentes de mão de obra especializada. Este cenário apresenta uma excelente oportunidade para brasileiros que desejam buscar novas experiências profissionais e pessoais na maior economia do mundo.

Imagem: Tada Images / Shutterstock.com