Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer viajar nas férias? Confira como economizar

Planejando suas férias? Confira essas dicas para economizar durante sua viagem e aproveitar ao máximo sem comprometer o orçamento!

Com as férias escolares do meio do ano se aproximando rapidamente, muitas famílias já começam a planejar suas viagens. Estatísticas recentes da empresa de viagens Decolar apontam um crescimento de 107% nas buscas por pacotes para o mês de julho, em comparação ao ano anterior. Para muitos brasileiros, encontrar destinos que combinem diversão e economia é essencial.

Dessa forma, saiba como economizar durante as viagens neste período, garantindo que se aproveite o período de descanso ao máximo sem comprometer o orçamento. Continue a leitura!

Como economizar na escolha do destino nas férias?

Mulher pesquisando destino para as férias
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Um levantamento realizado pela Booking.com destacou que 60% das famílias brasileiras consideram o critério custo-benefício como determinante na escolha dos destinos de férias. De acordo com Cintia Senna, educadora financeira, a chave para uma viagem que não prejudique o orçamento familiar é uma boa dose de organização e preparação prévia.

Ademais, segundo as tendências apontadas pelo Ministério do Turismo, os destinos de sol e praia continuam sendo os favoritos entre os brasileiros, com 51% das preferências. No entanto, Cintia Senna sugere que planejar com antecedência é um método seguro para obter as melhores ofertas e descontos, maximizando assim o valor investido.

Entenda a importância do planejamento antecipado para economizar

Cintia acrescenta que escolher e reservar destinos previamente pode evitar gastos excessivos e até mesmo o endividamento. Luiz Cegato, da Booking.com, reforça que estar atento a promoções e condições especiais pode ser a diferença entre uma viagem tranquila e uma que comprometa as finanças.

Os relatórios de agências de viagem, como a CVC, mostram grande procura por destinos na Região Nordeste durante as férias de julho. Locais como Recife, Maceió e Porto Seguro estão entre os mais desejados. Para viagens internacionais, Santiago, Buenos Aires e Bariloche encabeçam a lista dos destinos mais populares.

Veja também:

Planos de saúde registram lucro líquido de R$ 3,3 bilhões no 1º trimestre de 2024

A preferência por estes destinos reflete não só a busca por beleza natural e lazer, mas também a possibilidade de explorar culturas diferentes sem estourar o orçamento, conforme observado pela ascensão nas buscas e reservas relatadas por plataformas de viagem. Por fim, entre as dicas para manter o orçamento sob controle durante as viagens de férias, estão:

  • Antes de qualquer coisa, é crucial que todos os membros da família discutam e decidam juntos sobre o destino e as atividades a serem realizadas;
  • Utilize sites e aplicativos que permitem acompanhar as variações de preço de passagens e hospedagem, garantindo assim a compra ou a reserva no momento ideal;
  • Analisar todas as possibilidades de transporte é uma boa estratégia. Dependendo da distância e do número de pessoas, viajar de carro ou ônibus pode ser mais vantajoso do que de avião;
  • Avalie a possibilidade de alugar casas ou apartamentos, o que pode ser mais econômico que hotéis, especialmente para grupos maiores e estadias mais longas.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com