O novo governo do PT está no poder desde 1º de janeiro de 2023. Desse modo, apesar de uma primeira semana conturbada no Distrito Federal, visto que terroristas invadiram a Praça dos Três Poderes, Lula começa a cumprir sua agenda presidencial.
Querendo estreitar relações com outros países, Lula embarca em sua primeira viagem internacional após a posse
Lula visita país com objetivos estratégicos e diplomáticos. Confira a agenda do presidente para as próximas semanas.
Assim, o presidente viajou no último domingo (22) para Argentina, a primeira viagem internacional após a posse. Lula terá compromissos no país nesta segunda-feira (24) e amanhã (24), como participar da 7º Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Vale destacar que outros membros do governo acompanham o presidente na viagem, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia. A primeira dama, Janja, também o acompanha.
Por que Lula quis ir à Argentina?
Primeiramente, o presidente já havia deixado claro que era de seu interesse visitar o país argentino. Além disso, o presidente prometeu esta viagem antes mesmo de tomar posse do cargo, mas acabou adiando a sua ida porque estava montando seu governo.
Vale destacar que nos governos anteriores do petista, Brasil e Argentina mantinham relações bastante estratégicas. Outro ponto importante a ser destacado é que durante a gestão de Bolsonaro (PL), o Brasil afastou-se dos países vizinhos.
Ou seja, esta visita de Lula é considerada, pelo Itamaraty, como uma retomada da relação entre o Brasil e os demais países da América Latina após um drástico afastamento no governo anterior.
Agenda completa do presidente
Como dito anteriormente, o presidente deverá cumprir uma série de compromissos na Argentina. Dessa forma, confira a agenda completa divulgada pelo Palácio do Planalto:
- Oferenda de flores na Plaza San Martín;
- Encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada;
- Encontro com diversos empresários;
- Presença em eventos culturais no Centro Cultural Kirchner, entre eles, um concerto musical com artistas locais e brasileiros;
- Participação na 7º Cúpula da Celac.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Próximas viagens
Já na quarta-feira (25), o presidente irá, em viagem oficial, para o Uruguai. Logo, Lula encontrará Luis Alberto Lacalle Pou, chefe Executivo do país e o ex-presidente José Mujica.
Além disso, em fevereiro e março, o presidente terá destinos fora da América Latina, indo respectivamente para os Estados Unidos e para a China.
Imagem: Isaac Fontana/shutterstock.com
