Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rádio brasileira com 98 anos de existência sai do ar

Clique aqui para saber qual emissora de rádio saiu do ar e o que pode ter levado à decissão de encerrar as atividades

Na última quinta-feira (31) uma das emissoras de rádio mais antigas do país saiu do ar. Depois de 98 anos de transmissão, a Rádio Pelotense não está mais transmitindo os seus programas. Todos os funcionários foram demitidos, mas os donos planejam manter a concessão.

A Rádio Pelotense surgiu em 1925, e era a emissora mais antiga do Rio Grande do Sul e a terceira mais velha do Brasil. Operava na faixa AM 620 transmitindo uma programação popular com músicas, notícias e esportes.

Apesar das tentativas de manter a emissora atuando, os colaboradores receberam o aviso prévio sobre o encerramento das atividades em julho. Ao todo, 11 pessoas perderam os empregos devido ao fim das transmissões.

Migração para a FM está entre os motivos do fechamento da rádio

De acordo com informações dos funcionários, alguns motivos influenciaram o encerramento da Rádio Pelotense. Um deles foi a dificuldade de migrar do AM para o FM, visto que a empresa tenta há cerca de 1 ano concluir esse processo.

Isso porque, com o sinal digital e a tecnologia 5G, a faixa AM dos rádios deixará de operar. Assim, todas as emissoras AM precisam migrar para o FM caso queiram continuar suas atividades. Entretanto, a rádio de Pelotas não conseguiu fazer a migração.

Além disso, a empresa acabou vendendo o terreno onde fica a antena da emissora. O local fica em uma área nobre da cidade e agora pertence ao macro-atacado Treichel, que irá construir uma unidade na cidade.

Veja também:

PagBank oferece condições incríveis para seus clientes que desejam economizar; confira

Dívida milionária

Além disso, a Rádio Pelotense também passa por problemas financeiros. Conforme o balanço do ano passado, a emissora tem mais de R$ 13 milhões em dívidas. Os atuais proprietários tentaram conseguir levantar dinheiro com os outros acionistas, mas não obtiveram sucesso.

Apesar do encerramento das atividades ainda existe a esperança de que a rádio volte a transmitir, caso os atuais proprietários consigam concluir a mudança para FM. Também existem boatos de que haveria interessados em adquirir a concessão.

Imagem: BrAt82/shutterstock.com