O Real avança nos planos de ter sua versão em moeda digital. Agora, o lançamento pode estar mais próximo do que se imagina. A expectativa do Banco Central é de que o real digital esteja disponível para a população até 2024.
Real dá um salto rumo ao futuro e começa a se tornar uma MOEDA DIGITAL
Real avança nos planos de se tornar uma moeda digital no futuro e lançamento pode estar mais próximo do que se imagina. Saiba mais.
De acordo com as informações já reveladas, a moeda digital será um CBDC (Central Bank Digital Currency). Portanto, ela funcionará como uma versão alternativa do dinheiro, possuindo o mesmo valor da moeda nacional já conhecida. Então, continue lendo para saber mais sobre a digitalização do dinheiro brasileiro.
Projeto para lançamento da moeda digital avança no Brasil
Uma das empresas envolvidas no desenvolvimento da moeda digital, a Dinamo Networks, foi responsável pela criptografia do Pix e estará ativa, também, nos testes do real digital com outras instituições.
Dessa forma, a Dinamo terá um papel ativo no desenvolvimento de soluções tecnológicas que viabilizam a tokenização da moeda digital. Aliás, esse processo já vem sendo acompanhado pela empresa há uma ano e meio.
Cabe destacar, ainda, que o real digital não se trata de uma criptomoeda. O real digitalizado é regulamentado e emitido pelo Banco Central e não possui característica de investimento. Ele passará a ser distribuído pelas instituições financeiras.
Além disso, um dos pontos positivos destacados pelo plano de implementação é o combate à lavagem de dinheiro, proporcionada pela segurança da digitalização.
Fase de testes conta com 14 instituições
Atualmente, a moeda digital brasileira se encontra em fase de testes. Ao todo, 14 instituições financeiras participam da etapa. Entre elas, estão grandes bancos nacionais, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Nesse período de testes, portanto, a moeda digital será avaliada em viabilidade e eficácia. O real digital também deve ser testado em segurança, interoperabilidade do sistema, escalabilidade e impactos econômicos e sociais.
A expectativa é de que possa ser construído um sistema de infraestrutura robusta, que seja capaz de suportar grandes transações, pois o real digitalizado chega com planos de ser tão aceito quanto o Pix pela população.
Imagem: EDSON DE SOUZA NASCIMENTO/ Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
