Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital começará a ser testado em 2023

Greve dos servidores do Banco Central atrasou o cronograma de testes.

De acordo com o economista do Banco Central, Fábio Araújo, os testes da versão digital do real, intitulada Real Digital, deverão ter início em 2023.

Segundo ele, devido a greve dos servidores do Banco Central, o cronograma inicial que previa os primeiros pilotos para 2022, sofreu atraso.

“A gente tinha a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, explicou Araújo em debate virtual sobre o tema, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na noite da última segunda-feira (30).

É provável que você também goste:

Sistema Valores a Receber: Banco Central se pronuncia sobre a segunda fase

Onde já é possível fazer pagamentos por meio de criptomoedas?

Real Digital

O Banco Central anunciou em 2021, que estava criando o Real Digital, uma moeda que funcionará como uma extensão da moeda física.

O Real Digital, diferentemente das criptomoedas, será garantido pelo Banco Central e permitirá o uso de novas tecnologias, como pagamento em outros países, contratos inteligentes (smart contracts), e uso em internet das coisas (IoT).

Ainda segundo o Banco Central, os interessados em fazer uso do Real Digital deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central, como um banco ou uma instituição de pagamento.

A princípio, a moeda digital será uma opção a mais ao uso das células convencionais e será possível convertê-la para qualquer outra forma de pagamento disponível, como depósito bancário convencional ou real físico.

Benefícios do Real Digital

A tecnologia usada para a criação do Real Digital cumprirá as leis e recomendações internacionais que previnem crimes, como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

Grande parte dos países que fazem uso da moeda digital está estudando, avaliando ou experimentando projetos, dados operacionais e tecnológicos de um sistema de CBDC.

Os países veem na moeda digital um potencial de aperfeiçoar a efetividade do mercado de pagamentos de varejo e de impulsionar a concorrência e a inclusão financeira da população que ainda é atendida de forma inadequada por serviços bancários. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com