Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sistema Valores a Receber: Banco Central se pronuncia sobre a segunda fase. Confira

Greve dos servidores já dura quase dois meses.

Marcada para iniciar no dia 2 de maio, a segunda fase do Sistemas Valores a Receber disponibilizaria recursos diferentes dos que foram liberados na primeira fase. Contudo, muitos brasileiros ainda estão à espera para poder consultar os valores esquecidos no sistema financeiro, que foi prejudicado pela greve dos servidores do Banco Central.

É provável que você também goste:

Valores a receber do BC: quais são as próximas etapas para você sacar a grana?

Segurado do INSS terá que devolver valores recebidos antecipadamente

Confira onde sacar dinheiro no Nubank, Inter e PicPay

Quando começará a segunda fase do Valores a Receber?

Segundo o Banco Central, ainda não há previsão de início da segunda fase de consultas pelo Valores a Receber. A greve dos servidores ainda está prejudicando a implementação da ferramenta.

“A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”, informou o Banco Central.

Greve

A greve teve início no dia 1º de abril, quando foi aprovada pela grande maioria dos servidores, já que o governo federal recusa-se a negociar com a categoria. Porém, ela foi suspensa entre os dias 20 de abril e 2 de maio e retomada no dia 3.

Os servidores do Banco Central reivindicam recomposição salarial de 27%, além de reestruturação de carreira, incluindo a exigência de nível superior para concursos que preenchem cargos técnicos.

Valores esquecidos

A estimativa do Banco Central é que há R$ 8 bilhões em valores esquecidos, todavia, na primeira fase do serviço, ficaram disponíveis a metade do valor para a devolução.

Os valores que serão devolvidos são advindos de:

  • Contas correntes ou poupança fechadas com saldo disponível;
  • Cotas de capital e divisão de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio finalizados são os pagamentos que serão feitos na primeira fase do reembolso;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações ligadas a operações de crédito cobradas de forma indevida (contanto que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso).

Segunda fase

O sistema Valores a Receber passou por uma reformulação, que trará melhorias, como:

  • O cidadão não precisará mais fazer agendamento, pois será possível solicitar o resgate dos valores na primeira consulta;
  • Ainda que na primeira fase o cidadão não tenha tido valores a receber, deve consultar novamente, pois, nesta segunda etapa, as instituições financeiras irão realizar o repasse de novas informações ao sistema, podendo haver uma nova quantia.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com