Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal coloca aproximadamente 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Entenda por que cerca de 865 mil declarações do Imposto de Renda 2024 foram retidas na malha fina pela Receita Federal!

A Receita Federal anunciou que pelo menos 865.015 declarações do Imposto de Renda (IR) 2024 já estão na malha fina até abril deste ano. Com mais de 11,5 milhões de declarações submetidas até o momento, esse número representa aproximadamente 7,5% do total.

Dessa forma, saiba mais sobre as possíveis razões por trás desse número significativo e o que os contribuintes podem fazer caso sua declaração seja retida para análise. Continue a leitura para mais informações!

Receita Federal já colocou mais de 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Site da Receita Federal aberto em tela de celular
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Dito isso, a Receita Federal espera receber até 46 milhões de declarações até o fim de maio, tornando indispensável estar atento às obrigações fiscais. Vale destacar que, ao longo dos anos, o Fisco tem notado uma redução no número de declarações retidas por inconsistências. Assim, o número passou de 10,4% no mesmo período do ano anterior para aproximadamente 7,5% atualmente.

Essa melhora se deve, em grande parte, à iniciativa de autorregularização dos contribuintes. Logo, essa ação pode ocorrer por meio da consulta ao Extrato do Processamento, conforme diz a nota da Receita Federal enviada ao portal R7.

Quais são os principais motivos de pendências na declaração?

Sendo assim, confira a seguir quais são os erros mais comuns encontrados nas declarações dos contribuintes enviadas à Receita Federal.

  • Omissão de rendimentos: quando não informam todos os ganhos obtidos ou quando os declaram em valor inferior ao real;
  • Omissão de rendimentos de dependentes: todos os rendimentos dos dependentes, inclusive de menores que trabalham ocasionalmente, devem ter sua inclusão na declaração;
  • Despesas médicas não confirmadas ou não dedutíveis: valores declarados sem a devida comprovação ou gastos que não são legalmente dedutíveis, como massagens e compra de medicamentos sem prescrição.

Ademais, para verificar a existência de possíveis pendências, o contribuinte deve acessar o Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) por meio do site ou aplicativo (Android, iOS) da Receita Federal.

Veja também:

Concurso da Caixa: mais de 1,2 milhão de inscritos na disputa pelos salários

Esta ferramenta facilita a identificação e a correção de erros, permitindo a rápida regularização da situação fiscal sem necessidade de comparecer a uma unidade da Receita.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com