Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal começa a enviar boas notícias para quem caiu na malha fina do Imposto de Renda; entenda

400 mil contribuintes estão na lista de destinatários das cartas sobre a malha fina encaminhadas pela Receita Federal. Entenda!

A Receita Federal começou a enviar cartas para 400 mil contribuintes em todo o país. Trata-se do início da nova edição do Projeto Cartas, que incentiva a autorregularização de pendências em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) retidas na malha fina.

O Projeto Cartas 2023 visa a autorregularização de pendências das declarações referente ao ano de 2022. O órgão começou a encaminhar as cartas no dia 25 de setembro, última segunda-feira, e continuará enviando até o dia 16 de outubro.

Mordida do Leão: saiba quais são os erros mais comuns que levam contribuintes para a malha fina

De acordo com a Receita, a não declaração dos rendimentos recebidos pontualmente no ano e a ausência dos valores recebidos pelo dependente estão entre os erros mais comuns que levam os contribuintes para a malha fina. Também aparece na lista a falha ao inserir o valor ou ano de realização de gasto médico.

Mão segurando celular com logo da Receita Federal na tela
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Ainda, conforme a entidade, não informar todos os valores de aposentadoria, quando titular ou dependente ganham o benefício de mais de uma pagadora, também é um equívoco bastante recorrente. Além disso, o contribuinte pode cair na malha fina se:

  • declarar como despesa médica gastos que não podem ser deduzidos dentro das regras;
  • informar deduções não aceitas pela lei no cálculo do IR.

Veja também:

Estes profissionais podem receber novo auxílio de R$ 350 do Governo; entenda como funcionará

Contribuintes podem consultar pendências pela internet

Para consultar as pendências, bem como orientações para regularização, os contribuintes não precisam se dirigir aos postos da Receita. Basta consultar a situação no portal e-CAC, mais precisamente na opção “Extrato da DIRPF”.

Inclusive, aqueles que estão preocupados devido ao não recebimento da restituição do IR 2023 podem ficar tranquilos. É possível verificar se há pendências pelo mesmo portal e sair da malha fina encaminhando uma declaração retificadora. O Seu Crédito Digital já ensinou como fazer isso. Clique aqui e confira.

Imagem: rafastockbr e MPH Photos / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital