Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal prolonga tempo para regularização de MEIs no Simples Nacional

Receita Federal amplia prazo para regularização de MEIs no Simples Nacional. Saiba mais sobre essa oportunidade!

A Receita Federal anunciou recentemente que Microempresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) inscritos no Simples Nacional até 31 de janeiro deste ano terão mais tempo para regularizar sua situação. Outrossim, originalmente programado para terminar em 5 de fevereiro, o prazo agora foi estendido até 5 de março. Isso dá às empresas um tempo adicional para quitar ou parcelar seus débitos.

Simultaneamente à prorrogação do prazo, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (MEMP) está trabalhando com entidades como a Comicro e a Conampe para lançar o programa “Desenrola PJ”. Assim, essa iniciativa tem como objetivo fornecer apoio à regularização financeira de pequenos negócios.

Expansão do prazo para regularização dos MEIs

Após um grande número de desenquadramentos realizados no último ano, o prazo para regularização dos MEIs excluídos do Simples Nacional foi estendido. Dessa forma, a nova data limite para quitação ou parcelamento dos débitos e início do processo de re-enquadramento é 31 de janeiro de 2024. Depois desta data, os MEIs poderão buscar opções de parcelamento e pagamento no Portal do Empreendedor.

Quadradinhos de madeira com as letras "m", "e" e "i", formando a sigla MEI - Microempreendedor Individual
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Para aqueles que desejam se tornar um MEI em 2024, o processo pode ser realizado online, através do Portal do Empreendedor. Os interessados deverão possuir um CPF válido, ser maior de 18 anos (ou ter a autorização dos pais ou responsáveis), não ser titular de outra empresa e exercer uma atividade permitida pelo MEI. Além disso, a renda bruta anual do MEI não pode ultrapassar o valor de R$ 81.000,00.

Penalidades e como contestar uma exclusão

Os MEIs que não regularizarem seus débitos até a data final do prazo enfrentarão a exclusão do Simei. A partir de 2025, as empresas que ainda não regularizaram a situação, terão uma nova chance de solicitar seu enquadramento no Simples Nacional, desde que seus débitos tenham sido quitados.

No entanto, os MEIs que foram desenquadrados do Simples Nacional podem contestar a exclusão no portal da Receita Federal. O Simples Nacional é um regime tributário que facilita o pagamento de impostos para pequenas e médias empresas, incluindo MEIs e Microempresas.

Veja também:

Desenrola Brasil: desconto de 75% na conta de energia, veja se você tem direito

Esse sistema simplifica o processo de recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais. Consolidando-os em uma única guia e oferecendo alíquotas reduzidas para cada categoria de empresa.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com