Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Microempreendedores, atenção! Prazo para regularização no Simples Nacional deve ser prorrogado!

Alerta aos microempreendedores: o prazo de regularização no Simples Nacional prorrogado. Esteja sempre informado! Saiba mais!

Está previsto o prazo de até 5 de março para as microempresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) que se inscreveram até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional, mas que não conseguiram liquidar ou parcelar os seus débitos com a Receita Federal.

Esse novo prazo permitirá que muitos empresários e empreendedores individuais ganhem mais tempo para regularizar sua situação, seja por meio de pagamento à vista ou parcelamento de débitos, e, assim, consigam garantir sua inclusão no regime tributário especial do Simples Nacional.

Simples Nacional: trabalho conjunto para auxiliar na regularização

Celular sobre fundo amarelo mostrando logos do Simples Nacional, do MEI e da Receita Federal
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Os principais critérios para os Microempreendedores se inscreverem no Simples Nacional incluem:

  • Ter um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;
  • Estar em dia com o INSS;
  • Possuir regularidade nos cadastros fiscais;
  • Não atuar em serviços financeiros;
  • Não ter outro indivíduo como acionista;
  • Ser classificado como ME ou EPP;
  • Realizar atividades conforme o CNAE.

José Tarcísio e Ercílio Santinoni, membros do CGSN e do Fórum Permanente das Microempresas, lideram a criação de um programa para apoiar a regularização de micro e pequenos negócios. Então, essa iniciativa visa simplificar o processo de conformidade e oferecer suporte aos empreendedores.

O programa está sendo elaborado por equipes do Ministério da Fazenda e do MEMP, conforme informação divulgada pelo ministro Márcio França em suas redes sociais, e tem previsão para ser anunciado em pouco tempo.

Microempreendedores: busca por crédito mais acessível

As duas entidades nacionais de representação das microempresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) também estão em confronto direto para requerer a criação de linhas de crédito mais acessíveis para os pequenos empreendedores, como uma política pública necessária.

Veja também:

Alerta: INSS em atraso pode te deixar sem aposentadoria! Veja o que fazer!

A disponibilização de crédito e de apoio para a regularização financeira dessas empresas é crucial. Além disso, muitos ainda não conseguiram se equilibrar após a crise ocasionada pela pandemia da COVID-19. Por isso, existe uma enorme expectativa em torno do programa “desenrola PJ” pelas micro e pequenas empresas.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com