Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reclame Aqui: como é calculado o nível de reputação das empresas?

Reclame Aqui: como é calculado o nível de reputação das empresas que aparecem no site? Aprenda como a conta é feita e o que ela considera!

Quem nunca abriu uma aba do Reclame Aqui para saber se uma empresa é confiável ou não? Mas, você já se perguntou como o site determina o índice de avaliação de cada uma das empresas listadas?

Para determinar a reputação de uma empresa, o site elaborou um cálculo simples. Assim, ele faz a média ponderada de alguns critérios importantes para conseguir determinar o conceito de uma empresa. 

Além disso, cada uma dessas categorias também tem pesos diferentes na hora de fazer o cálculo para definir a reputação. Assim, os critérios e os pesos avaliados pelo Reclame Aqui são:

  • Índice de Resposta: peso 2;
  • Nota do Consumidor: peso 3;
  • Índice de Solução: peso 3;
  • Voltaria a fazer negócios?: peso 2.

Qual o cálculo usado pelo Reclame Aqui para determinar a reputação de uma empresa?

Antes de mostrar o cálculo que o Reclame Aqui usa para determinar a reputação de uma empresa, precisamos chamar a atenção para um detalhe. 

A maioria dos critérios levados em consideração possuem valores que são medidos de 0 a 100. Entretanto, a Nota de Consumidor é dada em notas de 0 a 10. Portanto, na hora de incluí-lo na conta, ele será multiplicado por 10 para manter a escala usada nos outros critérios. 

Dito isso, o cálculo usado pelo Reclame Aqui é uma média ponderada dos valores dos critérios. Ou seja, cada categoria é multiplicada por seu peso, o resultado é somado e depois dividido por 100. 

Assim, o cálculo fica da seguinte forma:

((Índice de resposta * 2) + (Nota do Consumidor * 3 * 10) + (Índice de Solução * 3) + (Voltaria a fazer negócios? * 2)) / 100

Resultados possíveis

Dependendo do valor obtido como resultado, o Reclame Aqui vai definir uma reputação e um rostinho colorido para cada empresa. Assim, são cinco classificações possíveis:

  • Resultado entre 8 e 10: reputação ótima, rosto verde;
  • Resultado entre 7 e 7.9: reputação boa, rosto azul;
  • Resultado entre 6 e 6.9: reputação regular, rosto amarelo;
  • Resultado entre 5 e 5.9: reputação ruim, rosto vermelho; 
  • Resultado menor que 5: empresa não recomendada, rosto roxo.

Imagem: Sharaf Maksumov/shutterstock.com