Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Redução de até 37% em taxa extra da conta de energia é aprovada; saiba mais

A Aneel aprovou uma significativa redução no valor da taxa extra da conta de energia para os consumidores. Entenda!

Na última terça-feira (05), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução nos valores das bandeiras tarifárias. Dessa forma, a previsão é de uma queda de até 37% na taxa extra cobrada na conta de energia.

Este sistema, implantado em 2015, é usado para custear a operação de usinas de energia mais caras, quando há uma diminuição na geração de energia por hidrelétricas. Continue a leitura para mais informações!

Aneel aprova redução na taxa extra da conta de energia

Conta de luz com lâmpada, moedas e calculadora sobre mesa
Imagem: Renata Photography / shutterstock.com

Segundo a Aneel, essa ação terá sua implementação para o ciclo de 2023/2024. Logo, ela vem em resposta ao “cenário hidrológico favorável” atual, além da ampla oferta de energia renovável e das reduções verificadas no preço dos combustíveis fósseis no mercado internacional.

Ademais, as bandeiras tarifárias funcionam como um alerta para o consumidor sobre o custo variável da geração de energia elétrica. Elas adotam uma lógica semelhante à de um semáforo, com cores que vão do verde, que indica uma situação favorável, passa pelo amarelo e chega até o vermelho, que sinaliza o pior cenário.

Em situações onde a geração de energia por hidrelétricas é baixa, a Aneel aciona as bandeiras para financiar a operação de usinas termelétricas, cujo funcionamento é mais dispendioso. Dessa forma, as cores amarela e vermelha representam um custo extra na conta de energia para os consumidores.

Bandeira verde em vigor

Vale destacar que não se acionam as bandeiras amarela ou vermelha desde abril de 2022. Sua utilização se deu por causa da crise hídrica registrada no ano anterior.

Desde então, a bandeira verde está em vigor há quase 2 anos, sem taxa extra na conta de energia para o consumidor. Tudo indica que essa cor se manterá até o final deste ano, de acordo com as previsões da Aneel.

Reduções no valor das bandeiras

Com a recente aprovação da Aneel, caso seja necessário acionar a bandeira amarela, o consumidor pagará 36,9% a menos do que antes.

Veja também:

FGTS Digital chegou com menores taxas de juros e mais crédito

No caso da bandeira vermelha 1, a diminuição será de 31,3% e, no caso da bandeira vermelha 2, a redução será de 19,6%.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com