Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital chegou com menores taxas de juros e mais crédito

O governo federal lançou o FGTS Digital, plataforma que oferece diferentes opções de empréstimos consignados com menores taxas de juros. Veja!

Recentemente, o governo federal lançou o FGTS Digital, plataforma que oferece diferentes opções de empréstimos consignados, com taxas de juros mais baixas e uma maior disponibilidade de crédito. Assim, o trabalhador poderá comparar as taxas oferecidas pelos bancos e escolher a mais barata.

Dessa forma, o FGTS Digital proporciona que o acesso ao crédito para os trabalhadores seja simplificado e mais econômico, já que os trabalhadores do setor privado podem solicitar empréstimos consignados sem precisar de autorização prévia da empresa onde trabalham. Veja mais detalhes!

Consignado no FGTS Digital

Portanto, o crédito consignado tem como garantia os valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador. Dessa forma, o risco de inadimplência para as instituições financeiras é menor, possibilitando a oferta de crédito com melhores condições. 

Assim, através do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), o trabalhador pode escolher a instituição financeira onde tomará o empréstimo consignado. Dessa forma, poderá optar pela melhor taxa de juros e pelo prazo de pagamento que melhor lhe atende.

Imagem de um computador com a logo do FGTS Digital
Imagem: Divulgação / Gov.Br

Outras funcionalidades da plataforma

Além de possibilitar o empréstimo consignado aos trabalhadores da iniciativa privada, o FGTS Digital, lançado no dia 1º de março de 2024, permite o recolhimento do FGTS, que é feito mensalmente pelo empregador, via Pix

Dessa forma, os boletos gerados para o recolhimento virão com um código QR, que poderá ser lido e pago diretamente no site ou no aplicativo do banco do empregador. Além disso, o recolhimento de dados da empresa passou a ocorrer a partir das informações cadastradas pelos empregadores no eSocial, possibilitando maior transparência. 

Veja também:

Afinal, quem precisa declarar o IRPF 2024? Confira quem está isento e mais!

Enfim, o FGTS Digital proporciona tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores uma série de benefícios, tais como:

  • Eliminação de burocracias;
  • Redução de custos operacionais;
  • Agilização e automatização de procedimentos;
  • Melhoria dos serviços voltados para as duas partes envolvidas.

Imagem: Divulgação / Gov.Br