Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uber pede ao STF que suspenda julgamentos sobre vínculo empregatício

A Uber solicitou ao STF a suspensão das ações que discutem o possível vínculo empregatício entre motorista. Entenda!

Recentemente, a Uber solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão das ações que discutem o possível vínculo empregatício entre motoristas, entregadores e aplicativos nas instâncias inferiores da Justiça. Assim, o pedido acontece após a Suprema Corte reconhecer a repercussão geral sobre o tema em um processo da própria Uber.

Dessa forma, a solicitação da Uber foi apresentada ao ministro Edson Fachin, relator do caso. Assim, caberá a ele decidir se é o caso de interromper a tramitação das disputas em todo o Poder Judiciário. A empresa argumenta que a continuidade dos milhares de processos em curso poderia resultar em uma grave insegurança jurídica e no risco de decisões conflitantes. 

Uber no STF

Em seu voto favorável à adoção da repercussão geral, Fachin destacou que esses casos englobam mais de 10 mil processos em tramitação na Justiça do Trabalho. Além disso, Fachin ressaltou a necessidade de conciliar os direitos trabalhistas e os interesses econômicos, tanto dos trabalhadores quanto das empresas de aplicativos.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), até maio de 2023, havia mais de 17 mil casos com pedidos de reconhecimento de vínculo empregatício entre os trabalhadores e as empresas de aplicativos. 

Celular com app da uber, próximo a um martelo de juiz
Imagem: mundissima / shutterstock.com

Jurisprudência

Nos últimos meses, os ministros do STF têm atuado para estabelecer uma jurisprudência sobre as regras de vínculo de trabalho envolvendo motoristas de aplicativos. Um caso envolvendo a Rappi também foi pautado no plenário da Corte no início do mês, mas não chegou a ser analisado. 

Veja também:

Redução de até 37% em taxa extra da conta de energia é aprovada; saiba mais

Assim, embora esse caso seja específico e válido apenas para um trabalhador, ele poderia servir de orientação para situações semelhantes, gerando uma jurisprudência. Enfim, as decisões tomadas nesses processos judiciais irão moldar a relação entre esses trabalhadores e as empresas de tecnologia. Tendo impactos significativos tanto a nível individual quanto coletivo.

Imagem: mundissima / shutterstock.com