Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma do IR tem votação adiada pela terceira vez

Lira diz que o mercado está reagindo muito mal a essa estimativa de reforma.

Na última terça-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira falou sobre a reforma tributária. Durante um evento online Expert XP, da XP Investimentos, Lira disse que a reforma do Imposto de Renda (IR) não vai ser votada nessa semana. Dessa forma, a votação é adiada pela 3ª vez. 

Paulo Guedes quer evitar reforma tributária que piore a situação atual

Reforma do IR tem votação adiada pela terceira vez

De acordo com Lira, “Nós mudamos um pouco a estratégia. Estamos conversando com quem tem interesse em aprovar [a taxação de] dividendos no Brasil. Estamos conversando com Estados, com municípios, de maneira clara.”

Além disso, Lira afirmou que votar a reforma do IR não é uma tarefa impossível. Entretanto, ele admite o quanto essa ação não vai ser fácil. Para o deputado, é preciso compreender que “qualquer reforma que se faça” não vai agradar a todos. É dito isso, pois o sistema deve sofrer traumas. 

“Se houver convergência suficiente para votar o texto, votaremos”, cita Lira. “Não iremos especular nenhuma possibilidade essa semana, vamos conversar com tempo suficiente.” Além disso, Lira afirmou que o Congresso Nacional não vai romper o teto de gastos, bem como não vai fazer nenhum ato de irresponsabilidade fiscal.

Em suma, Lira diz que o mercado está reagindo muito mal a essa estimativa de reforma. Por isso, a perspectiva dos indicadores econômicos são péssimos. “Quando, qual foi o momento, qual será a perspectiva e quando nós demos o mínimo sinal de estabelecermos um rompimento da responsabilidade fiscal? Não houve e não haverá”, afirma Lira. 

Por fim, Lira disse que é necessário rever a vinculação e indexação do Orçamento. Tais como as verbas mínimas para a educação. “Se a gente acaba com o crescimento das despesas, a gente pode até liberar teto, não faz mal”, disse. O deputado exemplificou que há países desenvolvidos que têm gastos com orçamentos desvinculados e desindexados. Após o tema da reforma, Lira disse que pode discutir o tema do Orçamento. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ldutko / shutterstock.com