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5 dicas do Banco Central para evitar fraudes financeiras na internet

A tecnologia faz parte da rotina e exige cuidados especiais para prevenir golpes e perdas. Veja como proteger o seu dinheiro.

Assim como as redes sociais se popularizaram, as transações financeiras digitais ficam mais intuitivas e acessíveis a cada dia, possibilitando que os usuários tenham controle total de seu dinheiro e seus gastos.

Banco Central dá dicas de proteção

Nesse cenário de rápidas mudanças e muitas novidades, proteger-se da ação de golpistas é fundamental para cuidar da saúde financeira e ter mais tranquilidade na jornada virtual.

Selecionamos cinco dicas do Banco Central (Bacen) para lhe ajudar a cuidar da sua segurança e a evitar as ciladas existentes na internet.

1 – Verifique lojas online antes da compra

As vendas pela internet aumentaram durante a pandemia e junto com os benefícios e a comodidade, acompanham as tentativas de golpes. 

O Bacen recomenda que o consumidor desconfie de preços muito abaixo da média praticada no mercado, assim como ofertas muito vantajosas. O ideal é pesquisar se a loja realmente existe e se possui reclamações registradas em sites especializados.

Outro ponto que requer cuidados é o pagamento via boletos. É importante observar, no caixa eletrônico ou aplicativo de pagamento, se o nome do beneficiário confere com o da empresa que está prestando o serviço.

2 – Atenção aos links recebidos via redes sociais

A agilidade na comunicação traz muitos benefícios, mas também exige grandes cuidados na hora de receber ofertas e informações. Muitas notícias falsas circulam pela internet e esse tipo de conteúdo também pode ser usado para roubar informações sensíveis.

O Banco Central recomenda que se dê preferência a fontes de canais oficiais de informações, como a página oficial do seu banco ou do próprio Bacen.

A instituição também orienta que se desconfie sempre de links para cadastros em programas de ajuda do governo ou de instituições de assistência. Logo, o indicado é não clicar em fontes suspeitas.

Ligações, mensagens e e-mails que solicitam informações pessoais ou sigilosas devem ser ignorados. Dados, como CPF, endereço, senhas e números de cartões, não devem ser informados.

3 – Desconfie de formulários online

Criminosos também podem coletar informações pessoais por meio de formulários enviados pelas redes sociais. Muitos solicitam os dados com falsas promessas de benefícios do governo, agendamento de testes de covid-19 e promoções atraentes. A dica do Bacen é ignorar a mensagem que envia o formulário e bloquear o remetente.

4 – Cuidado extra com ofertas de empréstimos

O Banco Central proíbe bancos e instituições financeiras de cobrar pagamento prévio como condição para liberar crédito. Então nunca pague antecipadamente para obter empréstimos e evite contratar empresas desconhecidas.

Golpistas, geralmente, oferecem condições diferenciadas, muito vantajosas ou facilitadas. Desconfie de propostas que não exijam garantias ou que não façam consultas a cadastros como SPC e Serasa. Todas as empresas autorizadas pelo Bacen para funcionar no país podem ser consultadas em seu site.

5 – Cautela ao fazer doações

A pandemia do covid-19 aprofundou a crise financeira e social que o Brasil enfrenta nos últimos anos.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no período pandêmico, o país conta com cerca de 19 milhões de pessoas na extrema pobreza. Logo, não são poucas as iniciativas que buscam ajudar quem tem fome e precisa de auxílio para sobreviver.

Na hora de colaborar com campanhas e fazer doações, a dica do Banco Central é que se dê preferência para instituições conhecidas, que disponibilizam informações na internet e seja possível acessar seu histórico, ou que sejam recomendadas por pessoas de confiança.

Em caso de pedidos de contribuição, é importante se informar sobre a instituição e ter certeza que é representada pela pessoa que está em contato solicitando o dinheiro.

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Imagem: New Africa / shutterstock.com