Renault vai retirar o Kwid do Brasil? Entenda o que vai acontecer com carro xodó dos brasileiros
Saiba mais sobre os planos da Renault para ampliar a produção de seu novo SUV e como isso afeta o compacto Kwid no mercado brasileiro!
A Renault, renomada fabricante de automóveis francesa e uma das maiores do mundo, está planejando uma expansão em sua produção de veículos com foco no lançamento do novo SUV, que recebeu o nome de Kardian.
Para viabilizar essa iniciativa, a montadora investiu cerca de R$ 485 milhões em sua linha de montagem que fica na Colômbia, onde provavelmente ocorrerá a montagem do hatch compacto, o popular Kwid. Mas será que o modelo já consolidado em terras brasileiras deixará de ser produzido por aqui? Confira!
Kwid deixará de ser fabricado no Brasil? Entenda os planos da Renault

Resumidamente, o que deve acontecer nas fábricas da Renault é o seguinte: o complexo industrial de Envigado, em parceria com a empresa local Sofasa, que fica na Colômbia, deverá abrigar a produção da plataforma CMF-A, que também incluirá a produção do Kwid.
Logo, essa mudança parcial na fabricação do modelo popular é uma tentativa de aumentar a produção do novo SUV Kardian aqui no Brasil, mais especificamente, na unidade de São José dos Pinhais, montadora da marca localizada no Paraná.
Portanto, o Kwid continuará sendo produzido no Brasil, mas terá mais um local de fabricação. A fábrica da parceria Renault-Sofasa na Colômbia já produz carros como, o SUV compacto Duster, o Stepway, o Sandero e o Logan. Assim, a intenção é que o Kwid fabricado na Colômbia seja exportado para mais 15 mercados da América Latina.
Sobre o novo SUV Kardian
O Kardian, novo modelo da Renault, promete ser um sucesso. Ele compartilha algumas semelhanças com o atual Stepway, como o desenho das portas e dos vidros. No entanto, ele deve apresentar diferenças como, faróis divididos em duas partes e novos vincos, além de novo motor 1.0 turbo e lanternas redesenhadas.
Veja também:
Um “octilhão” de reais! Quantia em dinheiro oferecido por golpe financeiro existe?
A Renault planeja otimizar custos aproveitando componentes de seus modelos já estabelecidos no mercado, como o Duster. No entanto, a apresentação oficial do Kardian está agendada para outubro deste ano, com as vendas previstas para 2024.
Por fim, até o próximo ano, os consumidores da marca terão a opção de esperar pelo novo SUV compacto, que promete valer a pena, ou escolher o já conhecido Renault Kwid, um hatch compacto com características de SUV.
Imagem: Sergio Photone / Shutterstock.com