Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renda fixa ou fundos: qual opção é mais vantajosa para o investidor iniciante?

O número de brasileiros que investe aumentou em 15%, mas qual seria a melhor modalidade para quem está começando? Renda Fixa ou Fundos?

No ano de 2022 houve um crescimento de aproximadamente 15% de brasileiros que investem em renda fixa e variável. Entretanto, a maioria ainda é iniciante, e no meio desse processo costumam surgir muitas dúvidas sobre os tipos de investimento mais recomendados para os iniciantes.

Renda fixa

A renda fixa costuma ser a mais indicada para o perfil de investidor mais conservador. Isso porque ela garante uma rentabilidade com baixo risco de perdas de patrimônio. Porém, essa modalidade costuma ser a longo prazo, ou seja, se você quer dinheiro de forma mais rápida, provavelmente essa não seja a melhor alternativa.

Ela funciona assim, você abre o aplicativo da sua corretora, vai até a aba renda fixa e pode escolher entre os papéis disponíveis. Ela tem um prazo de médio a longo prazo, como por exemplo IPCA+ 2027. Ou seja, o seu dinheiro vai render até o ano de 2027 e você poderá resgatá-lo depois disso.

Caso seja necessário fazer o resgate antes do prazo, não é garantido que você receberá o valor combinado e poderá perder dinheiro.

Fundos imobiliários

Conhecido também como FIIs, os fundos imobiliários são uma boa opção para aqueles que sonham em ser donos de imóveis, por exemplo.

Aqui você compra uma parte de imóveis e pode receber dividendos por isso. É uma modalidade intermediária, ou seja, menos arriscada que a renda variável, mas um pouco mais arriscada do que a renda fixa.

Em geral, o investimento em fundos imobiliários surgiu como uma alternativa do mercado financeiro para aqueles investidores que desejam aproveitar o setor de imóveis sem precisar adquirir essas propriedades. E nem se preocupar com os custos de manutenção, administração, entre outros.

Imagem: Kanjana Kawfang / shutterstock.com