Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rendimento da poupança fica negativo pelo 10º mês seguido em 1 ano

Recuo no rendimento da poupança é o pior desde outubro de 1991.

0
O poder de compra de quem aplica na poupança está cada vez mais menor. Isso ocorre por conta das baixas pressões inflacionárias, acompanhadas por um ambiente com taxas de juros baixas. De acordo com o levantamento da Economatica, o rendimento real da poupança ficou no negativo em 6,26% em 1 ano, até junho, pelo 10º mês seguido.

Rendimento da poupança fica negativo pelo 10º mês seguido em 1 ano

De acordo com o estudo, os recuos no rendimento da poupança não eram vistos assim desde outubro de 1991. Naquele período, a poupança perdeu 9,72% em 12 meses. Em junho deste ano, a inflação medida pelo IPCA ficou em 0,53% na comparação com o mês de maio. Já nos últimos 12 meses, a inflação avançou 8,35%. 

Dessa forma, o rendimento da poupança foi apenas de 0,16%, ante a variação de 0,31% do CDI. Já no primeiro semestre, o retorno da poupança chegou a 0,83%, enquanto que, em 12 meses, chegou a 1,56%. Mesmo com os baixos retornos, a poupança voltou a captar um grande valor em junho, com a entrada líquida de R$ 7,1 bilhões. Esse aumento ocorre paralelo ao momento em que acontecem os pagamentos do auxílio emergencial.

Apesar da captação chamar a atenção, o rendimento da poupança não deve ver um alívio nos retornos. Isso ocorre porque o mercado está revisando pela 13ª semana seguida as projeções para o IPCA neste ano. De acordo com as expectativas dos economistas apresentada no último relatório do Boletim Focus do Banco Central, o IPCA deve ficar em 6,07% em 2021. 

Assim como a poupança, o CDI teve um rendimento real negativo de -2,40% no ano, e de -5,60% em 12 meses. Já a cotação do dólar acumulou uma perda real de -7,24% em 2021, e de -15,69% no período de 12 meses, até junho de 2021. Por fim, o ouro teve o pior desempenho de todos: -14,30% de perda no ano de 2021, e -16,34% de retorno em 12 meses, descontado do IPCA desde até junho de 2021.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Dmitrii_Smirnov / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...