Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rendimento da poupança supera inflação pela 1ª vez em 4 anos

A caderneta de poupança está entre os 4 tipos de investimentos que renderam acima da inflação em 2022. Confira!

Segundo levantamento realizado pelo TradeMap, o rendimento da poupança atingiu um ganho real de 2% em 2022. Assim, superou, pela primeira vez em 4 anos, a inflação do país.

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação em 2022 ficou em 5,79%. No mesmo período, a poupança registrou uma rentabilidade de 7,9%. 

Em relação ao ano anterior, 2021, o rendimento real da caderneta de poupança foi negativo e ficou em 6,37%. Em 2020, o resultado foi menor ainda, de 2,30%. A última vez que a caderneta rendeu acima da taxa inflacionária foi em 2018, com resultado positivo de 0,85%. 

Além da poupança, outros investimentos já costumam apresentar um rendimento superior ao resultado do IPCA. Confira.

Investimentos com rendimentos superiores à inflação de 2022

Conforme aponta a pesquisa, três opções de investimentos apresentaram rentabilidade superior à inflação e acima da poupança. 

  • Fundos multimercados: rendimento de 7,45%;
  • Índice de dividendos: rendimento de 6,49%;
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI): 6,24%. 

Todos os outros tipos de investimentos tiveram rendimento inferior à taxa inflacionária. O pior deles foi o do Bitcoin, com resultado negativo de 68,27%.

O que caracteriza o rendimento real?

O rendimento real de algum tipo de investimento é a variação registrada pelo ativo em determinado período de tempo com o desconto da taxa inflacionária do mesmo período. Trata-se do “lucro” que o investimento oferece. 

Motivos para o rendimento real da poupança em 2022

De acordo com analistas, o rendimento real da poupança em relação à inflação se deve à alta da taxa de juros e à redução da taxa inflacionária em comparação com a de 2021. 

Vale ressaltar que o rendimento da caderneta é baseado na taxa básica de juros, a Selic. Como a taxa está na casa dos dois dígitos, em 13,75%, a rentabilidade da poupança fica mais atrativa. 

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com