Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegociação da dívida do Fies começa nesta terça na Caixa e no BB

Estudantes e formados já podem renegociar suas dívidas no Fies com a Caixa e o BB a partir desta terça-feira. Confira!

A partir desta terça-feira (07), pessoas que possuem dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm a oportunidade de renegociar seus débitos na Caixa e no BB.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do BB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com as estimativas do Governo, mais de 1,24 milhão de estudantes e graduados com dívidas no Fies podem se beneficiar da renegociação. Além disso, aproximadamente 300 mil beneficiários do CadÚnico também poderão buscar a renegociação da dívida do Fies por meio da Caixa e do BB.

Decisão do Governo

Celular com aplicativo do FIES aberto na tela inicial.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Camilo Santana anunciou a renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a dívida do Fies com representantes da Caixa, do BB e, também, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Veja também:

Revisão no FGTS pode afetar trabalhadores? Saiba mais detalhes

Além disso, a renegociação das dívidas do Fies com a Caixa e o BB também está disponível via telefone, tornando o processo mais acessível. O Governo informa que essa iniciativa pode proporcionar descontos de até 99% no valor principal da dívida, além de eliminar 100% dos juros e multas.

Dívidas no Fies negociada com a Caixa e o BB

O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento para as mensalidades em instituições de ensino superior privadas mediante desempenho no Enem.

Diferentemente do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies não concede bolsas de estudo. Mas sim um empréstimo que deve quitar-se em parcelas ajustadas de acordo com a renda do beneficiário após a conclusão da graduação.

Segundo dados do Ministério da Educação, o estado de São Paulo lidera a lista de inadimplentes do Fies, com 294.061 pessoas com débitos. Seguido por Minas Gerais, com 127.741 inadimplentes e Bahia, com 108.116 pessoas com dívidas no Fies.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com